Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2542
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ArthurFelipedeMenezesIlPak.pdf547,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de alocação de especialistas em regulação em uma agência reguladora federal e implicações na adequação do indivíduo ao posto de trabalho
Autor(es): Il Pak, Arthur Felipe de Menezes
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Organizações públicas
Competências organizacionais
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 20-Jan-2012
Referência: IL PAK, Arthur Felipe de Menezes. O processo de alocação de especialistas em regulação em uma agência reguladora federal e implicações na adequação do indivíduo ao posto de trabalho. 2011. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa tem por principal objetivo identificar, na percepção de servidores públicos egressos de curso de formação profissional e dos seus superiores, como a alocação de pessoas pode contribuir para a maior adequação do indivíduo ao posto de trabalho. Foram revisados artigos científicos nacionais e internacionais que tratam dos temas alocação de pessoas e adequação do indivíduo ao posto de trabalho, identificando-se conceitos, tipos, perspectivas de adequação e desdobramentos teóricos na prática organizacional. Foi realizada pesquisa qualitativa, com emprego de entrevistas semi-estruturadas, a fim de verificar a adequação do indivíduo ao posto de trabalho, nas perspectivas de adequação necessidades-retribuições (needs-supplies fit) e de adequação demandas-atitudes (demands-abilities fit), decorrentes do processo de alocação em uma organização pública federal. Descreveu-se o processo de alocação tal qual ocorre na organização e identificou-se o objetivo do curso de formação na alocação e adequação do indivíduo ao posto de trabalho. Concluiu-se que, para a maioria dos servidores entrevistados egressos do curso de formação profissional, não há adequação pessoa-trabalho. Constatou-se, ainda, que a ênfase no processo de alocação por parte dos superiores hierárquicos se dá na perspectiva de adequação demandas-atitudes em contrapartida à perspectiva de adequação necessidades-retribuições. Ao final, são propostos ajustes ao processo de alocação com vistas a uma melhor adequação pessoa-trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons