Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Geane de Jesus | - |
dc.contributor.author | Araújo, Érika Goulart | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Érika Goulart. A mediação afetiva no processo de inclusão escolar do aluno com transtorno global do desenvolvimento - TGD: um estudo de caso. 2011. 62 f. (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo enfoca questões atuais sobre uma particularidade da inclusão, constitui-se num estudo de caso sobre o papel da mediação afetiva no processo de inclusão de um aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento, compreendendo como a mediação afetiva no contexto escolar pode contribuir para o processo de inclusão educacional de um aluno com TGD. Para isso, foi necessário identificar a contribuição da mediação entre professor e aluno, observar a interação entre o aluno e seus pares, as limitações específicas e sua relação com as trocas afetivas e a identificação da mediação pedagógica que o professor lança mão para a interação do aluno com TGD. O estudo utilizou como referencial teórico os trabalhos dos teóricos como: Piaget, Vygotsky e Wallon. Empregou na metodologia a abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como instrumentos de coleta de dados as entrevistas realizadas com professores as observações do aluno no ambiente escolar e a análise de documento, sendo discutidos à luz do caráter interpretativo-construtivo. A contribuição dessas reflexões possibilita reelaborar questões sobre o papel da mediação afetiva no processo de inclusão escolar indicando sua eficácia quando resguardada a individualidade do aluno com necessidades educacionais especiais. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.subject.keyword | Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) | en |
dc.title | A mediação afetiva no processo de inclusão escolar do aluno com transtorno global do desenvolvimento - TGD : um estudo de caso | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-20T12:30:16Z | - |
dc.date.available | 2012-01-20T12:30:16Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-20T12:30:16Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2541 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2541 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|