Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25410
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuizPhelipeAraujoDosSantos_tcc.pdf273,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma reflexão sobre os espaços públicos e privados a partir das falas de pixadores (as) do DF
Autor(es): Santos, Luiz Phelipe Araújo dos
Orientador(es): Machado, Carlos Augusto Mello
Assunto: Pichação
Espaços públicos
Grafite (Arte) - Distrito Federal
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 19-Ago-2020
Referência: SANTOS, Luiz Phelipe Araújo dos. Uma reflexão sobre os espaços públicos e privados a partir das falas de pixadores (as) do DF. 2019. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia procura entender e analisar, através de entrevistas e a bibliografia mais utilizada sobre propriedade e espaços públicos e privados para entender e refletir como esses espaços são atingidos e apropriados pelos pichadores e pichadoras. A “Pixação” com “x” se mostra necessário, tendo em vista o teor político utilizado para protestar contra à “Pichação” com “ch” pois representa uma forma mais “suja” de ver a rua. Estas pesquisa buscou, através da conversa com os pixadores(as) e ex-pixadores(as) do DF (Distrito Federal) captar a ação por trás do discurso jogado na parede através do spray de tinta. As entrevistas possuem um poder extremamente simbólico e importante para o trabalho que é o de desmistificar, mas também reforçar, diversos entendimentos sobre a temática. É possível compreender que a pixação vai muito além de um simples ato de rebeldia, há, por trás de cada autor, um potencial de denúncia sobre como nossa sociedade têm se construído de forma desigual utilizando os espaços públicos e privados como ferramentas de intensificação das desigualdades.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.