Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2539
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ValmirMarcosPereiraCampos.pdf553,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relações de poder e inclusão escolar
Autor(es): Campos, Valmir Marcos Pereira
Orientador(es): Nascimento, Carla Francini Hidalgo Terci Ferreira
Assunto: Educação inclusiva
Poder (Ciências sociais)
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 20-Jan-2012
Referência: CAMPOS, Valmir Marcos Pereira. Relações de poder e inclusão escolar. 2011. 51 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema central as relações de poder em uma escola da rede pública de ensino da periferia do Distrito Federal e o impacto que essas relações têm no processo de inclusão escolar. Nosso principal objetivo foi identificar as dificuldades encontradas nas relações dos segmentos da comunidade escolar, em uma escola pública de Ceilândia DF, que interferem na efetivação do processo de inclusão escolar. Realizamos uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com um membro da direção da escola, dois professores regentes e duas alunas portadoras de necessidades educacionais especiais. Fizemos uma breve análise sobre a estruturação da mentalidade da sociedade brasileira e a influência na organização das relações de poder estabelecidas dentro da escola estudada. Os resultados apontam para dificuldades dos segmentos da comunidade escolar em sistematizar relacionamentos democráticos que contribuam efetivamente para o processo de inclusão escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2539
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons