Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2539
Título: | Relações de poder e inclusão escolar |
Autor(es): | Campos, Valmir Marcos Pereira |
Orientador(es): | Nascimento, Carla Francini Hidalgo Terci Ferreira |
Assunto: | Educação inclusiva Poder (Ciências sociais) |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 20-Jan-2012 |
Referência: | CAMPOS, Valmir Marcos Pereira. Relações de poder e inclusão escolar. 2011. 51 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta como tema central as relações de poder em uma escola da rede pública de ensino da periferia do Distrito Federal e o impacto que essas relações têm no processo de inclusão escolar. Nosso principal objetivo foi identificar as dificuldades encontradas nas relações dos segmentos da comunidade escolar, em uma escola pública de Ceilândia DF, que interferem na efetivação do processo de inclusão escolar. Realizamos uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com um membro da direção da escola, dois professores regentes e duas alunas portadoras de necessidades educacionais especiais. Fizemos uma breve análise sobre a estruturação da mentalidade da sociedade brasileira e a influência na organização das relações de poder estabelecidas dentro da escola estudada. Os resultados apontam para dificuldades dos segmentos da comunidade escolar em sistematizar relacionamentos democráticos que contribuam efetivamente para o processo de inclusão escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2539 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons