Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25378
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EvandroLimaBrasilianoDaCosta_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso e ordenamento do Lago Paranoá : contribuições da Marinha do Brasil
Autor(es): Costa, Evandro Lima Brasiliano da
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Stakeholders
Espaço urbano
Brasília (DF) - esportes e lazer
Data de apresentação: 19-Fev-2018
Data de publicação: 18-Ago-2020
Referência: COSTA, Evandro Lima Brasiliano da. Uso e ordenamento do Lago Paranoá: contribuições da Marinha do Brasil. 2018. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem objetivo em analisar os aspectos de desenvolvimento de práticas de esporte e lazer com sustentabilidade ambiental para o Lago Paranoá sob a ótica da Teoria de Stakeholders. Para isso, proporciona uma discussão sobre as questões que cercam a bacia do lago, evidenciando quais aspectos são relevantes para os seus stakeholders, bem como o papel desses grupos em sua gestão. Segundo a tipologia de Mitchell et al. (1997), foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo com a utilização de roteiro semiestruturado. Os resultados demonstraram que os stakeholders mais influenciadores são os proprietários de imóveis às margens do lago e que o maior fator impeditivo para adoção de práticas de sustentabilidade ambiental a falta de cultura relacionada a estes aspectos, além do descaso educacional por parte dos usuários e frequentadores. Constata-se ainda que o planejamento original de Lúcio Costa não foi contemplado e que há uma inanição estrutural em torno de um Plano Diretor podendo ser ordenado com melhores ações o uso do espaço público. Desta forma, imagina-se que potencialidades como ordenamento do espaço e lazer possam ser ferramentas que venham fomentar o uso adequado do lago, estruturando e conscientizando a população e seus governantes. Nesta direção, aponta-se um ator externo da administração do lago, que pode desenvolver novos conceitos, contribuindo com o desenvolvimento sustentável das riquezas locais do ambiente. Assim, pode ser apresentada a colaboração do papel da Marinha do Brasil podendo contribuir na gestão de melhoramentos como fiscalização do tráfego marítimo; das atividades pesqueiras; ordenamento e proteção do complexo que inclui águas e orla do Lago Paranoá. Vislumbra-se a prática de esporte e lazer para fomentar o turismo local, abarcando melhorias da qualidade de vida da população e qualidade ambiental na convivência de sociedade e natureza, que poderá por consequência trazer benefícios econômicos e sociais para a comunidade, evidenciando ainda oportunidades de geração de emprego e renda para a comunidade brasiliense.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.