Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25377
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KarineRangelBarbosa_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)2,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão da qualidade hospitalar : um estudo de caso sobre a prevenção de falhas em um hospital público
Autor(es): Barbosa, Karine Rangel
Orientador(es): Reis, Silvia Araújo dos
Assunto: Saúde pública
Cirurgia
Qualidade da assistência à saúde
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 18-Ago-2020
Referência: BARBOSA, Karine Rangel. Gestão da qualidade hospitalar: um estudo de caso sobre a prevenção de falhas em um hospital público. 2018. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente no ano de 2004. Um dos feitos da Aliança foi lançar um desafio mundial chamado “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, o qual orienta todos os países membros da OMS, o que inclui o Brasil, a tomarem uma série de atitudes para evitar eventos adversos em pacientes cirúrgicos. Uma das orientações dadas é seguir o checklist cirúrgico proposto pela própria OMS com as devidas adaptações às realidades de cada hospital. Dessa forma, o presente estudo teve como analisar meios para o alcance de uma meta proposta pelo Governo para um hospital público. Deve-se frisar que o hospital estudado já havia estabelecido duas metas específicas para alcançar a geral, quais sejam: adesão completa ao checklist cirúrgico e melhora da qualidade de seu preenchimento. Sendo assim, os objetivos específicos desta pesquisa foram: a) analisar o estado atual da meta por meio da análise dos checklists e observação direta; b) identificar as causas da baixa adesão ao checklist, bem como do seu mau preenchimento se for o caso; e c) montar um plano de ação. Para tanto, foi realizado um estudo de caso por meio de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram análise documental, entrevistas e observação. Os resultados da pesquisa demonstraram que a adesão ao checklist está bem abaixo do esperado e que os que são preenchidos possuem uma baixa qualidade, pois vários itens ficam em branco ou não são fiéis à realidade. Várias causas foram apontadas para tal situação, entre elas estão: falta de comunicação da equipe, baixa conscientização, falta de insumos, entre outras. Devido às especificidades dos itens do checklist, foi montado um plano de ação para aqueles considerados mais discrepantes. Constatou-se que, apesar de poucos, há profissionais realmente comprometidos com a questão da segurança do paciente cirúrgico. Contudo, há ainda muito a ser feito no sentido de conscientizar organizações e profissionais a respeito da importância do cuidado seguro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.