Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25368
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DiegoMendesFerreiraMelo_tcc.pdf833,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Florística e estrutura da vegetação arbustivo-arbórea em uma área de cerrado rupestre, cidade de Goiás - Goiás
Autor(es): Melo, Diego Mendes Ferreira
Orientador(es): Pinto, José Roberto Rodrigues
Assunto: Fitossociologia
Goiás (GO)
Rochas
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 17-Ago-2020
Referência: MELO, Diego Mendes Ferreira. Florística e estrutura da vegetação arbustivo-arbórea em uma área de cerrado rupestre, cidade de Goiás - Goiás. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi descrever a composição florística e a estrutura da vegetação arbustivo-arbórea em uma área deste Cerrado Rupestre, comparar com outros levantamentos realizados em Cerrado sentido restrito no Brasil Central, bem como avaliar a influência da porcentagem de cobertura de rocha nas características da vegetação (densidade de indivíduos, riqueza de espécies, área basal, altura média e diâmetro médio). Para tanto, foi realizado levantamento dos indivíduos arbustivo-arbóreos (Db30cm ≥ 5 cm), em 1 hectare de Cerrado Rupestre (10 parcelas 20 x 50 m) localizado na Cidade de Goiás, Goiás (50°08’24”W e 15°56’02”S). As unidades amostrais foram divididas em subparcelas (10 x 10 m) e avaliadas visualmente a porcentagem de rochosidade. A composição florística foi caracterizada principalmente por espécies de Cerrado sentido restrito (67,42%), espécies generalistas (7,87%) acrescida de espécies de formações florestais (21,35%) e espécies exclusivas de ambientes rupestres (3,37%). Em comparação com outras áreas de Cerrado sentido restrito do Brasil Central a riqueza de espécies registrada no Cerrado Rupestre (88) foi superior, ao passo que a diversidade (H’ = 3,62 e J = 0,80), assim como a densidade (1.352 ind.ha- ¹) e área basal (14,29 m².ha- ¹) foram similares aos valores normalmente encontrados. As associações entre a rochosidade e as características da vegetação foram fracas (correlação de Spearman com rs < -0,1660) ou não significativas (p > 0,05). Assim, foi verificado que o ambiente rupestre não se apresenta de forma restritiva para o estabelecimento da vegetação lenhosa e que em termos estruturais o Cerrado Rupestre na Cidade de Goiás apresenta semelhança com outras áreas de Cerrado sentido restrito do Brasil Central. Por outro lado, a sua composição florística apresenta elementos peculiares o que ressalta a necessidade de mais atenção para conservação deste subtipo fitofisionômico do Cerrado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.