Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Matricardi, Eraldo Aparecido Trondoli | - |
dc.contributor.author | Viana, Vanessa Carvalho de Abreu | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Vanessa Carvalho de Abreu. Análise comparativa dos impactos ambientais da implantação da estrada de ferro Extensão Sul. 2019. 197 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os empreendimentos ferroviários podem causar diversos impactos ambientais durante a
sua implantação e operação e, por isso, devem ser devidamente avaliados e monitorados.
No presente estudo, buscou-se identificar os impactos ambientais na área de influência da
Ferrovia Extensão Sul, em seu trecho localizado dentro do bioma Cerrado, decorrentes
de sua implantação e operação. Utilizou-se dados de uma série temporal (1985 a 2017)
de uso e cobertura da terra disponibilizada pelo projeto MapBiomas, imagens obtidas com
drone na área de estudo e técnicas de geoprocessamento. Com base nos resultados deste
estudo, estimou-se uma boa acurácia global dos dados do projeto Mapbiomas comparados
com observações visuais sobre imagens de alta resolução obtidas com drone. Observouse que a área de estudo esteve ocupada predominantemente por pastagens, culturas anuais
e perenes e mosaicos de agricultura e pastagens. A cobertura vegetal nativa remanescente
é composta essencialmente por formações florestais e savânicas, que devem ser objeto de
atenção especial para sua conservação para garantir os serviços ambientais e maior
integridade ambiental na região. Observou-se uma tendência de aumento da urbanização
e das áreas agrícolas na área e período de estudo. Conclui-se que as principais alterações
no uso e cobertura da terra não foram consequências diretas da implantação da ferrovia,
visto que outros fatores podem estar associados, como, a expansão da agricultura na
região e o aumento da população da região. Estudos futuros são recomendados para
entender melhor os efeitos indiretos na dinâmica de uso e ocupação das terras na área de
influência da ferrovia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impacto ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciamento ambiental | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa dos impactos ambientais da implantação da estrada de ferro Extensão Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-17T22:10:10Z | - |
dc.date.available | 2020-08-17T22:10:10Z | - |
dc.date.submitted | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25367 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The construction of railroads can cause various environmental impacts during and,
therefore, should be properly assessed and monitored. In this study, I assessed the
environmental impacts in the area of influence of the South Extension railroad, in its
section located within the Cerrado biome, due to the construction activities. Data from a
time series (1985 a 2017) of land use and coverage provided by the MapBiomes project,
drone images acquired in the study area and geoprocessing techniques were used in this
analysis. Based on this study results, I estimated a good overall accuracy of the
MapBiomes project data compared to visual inspection on high-resolution images
acquired with the drone. It was observed that the study area was occupied predominantly
by pastures, annual and perennial crops and mosaics of agriculture and pastures. The
remaining native vegetation cover consists essentially of forest and savanna formations,
which should subject of special attention for their conservation to guarantee
environmental services and greater environmental integrity in the region. There was a
increasing trend of urbanization and agricultural areas in the area and study period. I
concluded that the main changes in land use and land cover were not direct consequences
of the railroad construction, since other factors could be associated, such as the expansion
of agriculture in the region and the increase of the population of the region. Future studies
are recommended to better understand the indirect effects on the dynamics of land use
and occupation in the area of influence of the railway. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Florestal
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