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dc.contributor.advisorMatricardi, Eraldo Aparecido Trondoli-
dc.contributor.authorViana, Vanessa Carvalho de Abreu-
dc.identifier.citationVIANA, Vanessa Carvalho de Abreu. Análise comparativa dos impactos ambientais da implantação da estrada de ferro Extensão Sul. 2019. 197 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2019.pt_BR
dc.description.abstractOs empreendimentos ferroviários podem causar diversos impactos ambientais durante a sua implantação e operação e, por isso, devem ser devidamente avaliados e monitorados. No presente estudo, buscou-se identificar os impactos ambientais na área de influência da Ferrovia Extensão Sul, em seu trecho localizado dentro do bioma Cerrado, decorrentes de sua implantação e operação. Utilizou-se dados de uma série temporal (1985 a 2017) de uso e cobertura da terra disponibilizada pelo projeto MapBiomas, imagens obtidas com drone na área de estudo e técnicas de geoprocessamento. Com base nos resultados deste estudo, estimou-se uma boa acurácia global dos dados do projeto Mapbiomas comparados com observações visuais sobre imagens de alta resolução obtidas com drone. Observouse que a área de estudo esteve ocupada predominantemente por pastagens, culturas anuais e perenes e mosaicos de agricultura e pastagens. A cobertura vegetal nativa remanescente é composta essencialmente por formações florestais e savânicas, que devem ser objeto de atenção especial para sua conservação para garantir os serviços ambientais e maior integridade ambiental na região. Observou-se uma tendência de aumento da urbanização e das áreas agrícolas na área e período de estudo. Conclui-se que as principais alterações no uso e cobertura da terra não foram consequências diretas da implantação da ferrovia, visto que outros fatores podem estar associados, como, a expansão da agricultura na região e o aumento da população da região. Estudos futuros são recomendados para entender melhor os efeitos indiretos na dinâmica de uso e ocupação das terras na área de influência da ferrovia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordImpacto ambientalpt_BR
dc.subject.keywordFerroviaspt_BR
dc.subject.keywordLicenciamento ambientalpt_BR
dc.titleAnálise comparativa dos impactos ambientais da implantação da estrada de ferro Extensão Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-17T22:10:10Z-
dc.date.available2020-08-17T22:10:10Z-
dc.date.submitted2019-06-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25367-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The construction of railroads can cause various environmental impacts during and, therefore, should be properly assessed and monitored. In this study, I assessed the environmental impacts in the area of influence of the South Extension railroad, in its section located within the Cerrado biome, due to the construction activities. Data from a time series (1985 a 2017) of land use and coverage provided by the MapBiomes project, drone images acquired in the study area and geoprocessing techniques were used in this analysis. Based on this study results, I estimated a good overall accuracy of the MapBiomes project data compared to visual inspection on high-resolution images acquired with the drone. It was observed that the study area was occupied predominantly by pastures, annual and perennial crops and mosaics of agriculture and pastures. The remaining native vegetation cover consists essentially of forest and savanna formations, which should subject of special attention for their conservation to guarantee environmental services and greater environmental integrity in the region. There was a increasing trend of urbanization and agricultural areas in the area and study period. I concluded that the main changes in land use and land cover were not direct consequences of the railroad construction, since other factors could be associated, such as the expansion of agriculture in the region and the increase of the population of the region. Future studies are recommended to better understand the indirect effects on the dynamics of land use and occupation in the area of influence of the railway.pt_BR
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