Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2536
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnaPauladeNegreirosCoelhoQueiroz.pdf880,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da implantação da governança de TI, de acordo com as definições da biblioteca ITIL, um estudo de caso
Autor(es): Queiroz, Ana Paula de Negreiros Coelho
Orientador(es): Fries, Douglas Schneider de
Assunto: Tecnologia da informação
Governança corporativa
Planejamento estratégico
Data de apresentação: 24-Set-2011
Data de publicação: 19-Jan-2012
Referência: QUEIROZ, Ana Paula de Negreiros Coelho. Análise da implantação da governança de TI, de acordo com as definições da biblioteca ITIL, um estudo de caso. 2011. 69 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A evolução da área de Tecnologia da Informação (TI) de simples provedor para parceiro estratégico das áreas de negócio fundamenta-se na implementação da Governança de TI. Atualmente, para garantir melhoria contínua e agilidade no negócio, é imprescindível alinhamento da estratégia da TI à estratégia do negócio. A Governança de TI tem o foco nessa integração. As instituições buscam cada vez mais as novas tecnologias para um crescimento e recursos para atingir seus objetivos estratégicos. Este trabalho aborda a utilização das definições da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastruture Library), em uma empresa financeira, no caso o Banco do Brasil, procurando avaliar, através de pesquisa qualitativa, o impacto provocado pelas mudanças e os ajustes necessários para a adoção dos conceitos propostos pela biblioteca, no processo de governança de TI.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.09.TCC.2536
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons