Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Britto, Clovis Carvalho | - |
dc.contributor.author | Resende, Dariane Moreira | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Dariane Moreira. Um “museu” inexplorado?: a imaginação museal de pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Programa de Qualificação Profissional em Conservação
de Bens Culturais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal
(APAE-DF) e Universidade de Brasília (UnB). 2019. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a percepção que deficientes intelectuais e múltiplos possuem da
instituição museu, mais especificamente, a imaginação museal dos alunos do Programa de
qualificação profissional em conservação de bens culturais proveniente do convênio
Universidade de Brasília (UnB) e Associação de Pais e Amigos Excepcionais do Distrito
Federal (APAE-DF) justificado pela escassa produção científica museal acerca deste tema
vinculado a este público. A análise utiliza de instrumentos como o levantamento bibliográfico
e principalmente da análise das ações museológicas desenvolvidas pelo projeto: conservação
de bens culturais e a exposição “Mãos que cuidam: enlaces entre pessoas e acervos”. A
pesquisa revelou uma imaginação museal arraigada na representatividade, na afirmação da
diferença. Essa constatação por sua vez leva à conclusões como a aproximação desta com as
demais imaginações museais marcadas pela diferença apresentando uma forma específica de
apropriação dos museus e dos processos museológicos por meio de processos colaborativos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Um “museu” inexplorado? : a imaginação museal de pessoas com deficiência intelectual e múltipla no p Programa de Qualificação Profissional em Conservação de Bens Culturais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (APAE-DF) e Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-17T19:38:51Z | - |
dc.date.available | 2020-08-17T19:38:51Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25349 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper analyzes the perception that intellectual and multiple disabled people have of the
museum institution, more specifically, the museal imagination of the students of the
Professional Qualification Program in conservation of cultural goods from the University of
Brasilia (UnB) and Association of Exceptional Parents and Friends Association. Distrito
Federal (APAE-DF) justified by the scarce scientific production of museums on this subject
linked to this public. The analysis uses instruments such as the bibliographic survey and
mainly the analysis of the museological actions developed by the project: conservation of
cultural goods and the exhibition “Hands that take care: links between people and
collections”. The research revealed a museal imagination rooted in representativeness, in the
affirmation of difference. This in turn leads to conclusions such as the approach of this with
the other museal imaginations marked by the difference presenting a specific form of
appropriation of museums and museological processes through collaborative processes. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
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