Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25344
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlvaroTorresVieira_tcc.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Técnicas de machine learning aplicada a threat intelligence sobre fontes abertas
Autor(es): Vieira, Álvaro Torres
Orientador(es): Gondim, João José Costa
Assunto: Computadores - medidas de segurança
Algoritmos de computador
Aprendizado de máquina
Data de apresentação: 16-Jul-2019
Data de publicação: 11-Ago-2020
Referência: VIEIRA, Álvaro Torres. Técnicas de machine learning aplicada a threat intelligence sobre fontes abertas. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As ameaças cibernéticas evoluem em uma taxa de velocidade muito maior que o cérebro humano pode acompanhar. A criação de novos ataques, assim como o volume de ameaças que acontecem a cada segundo possuem tamanho estratosféricos, necessitando de ferramentas que comportam o processamento de bigdata. Muitas das ameaças cibernéticas provém de máquinas que as criam de forma massiva e automatizada. O trabalho tem como objetivo aplicar algoritmos de aprendizado de máquina em busca de uma visualização melhorada dos grupos de ataques, com objetivo de identificar se existem padões de características dos ataques. Para isso, foi aplicado o algoritmo K-means com o valor de K igual a dez em diferentes subsets de dados contendo informações das ameaças cibernéticas. O objetivo é entender se existem padrões nos ataques, visto que o algoritmo agrupa os dados em grupos com características semelhantes. A partir dos resultados encontrados, pode-se observar em uma das tentativas de agrupamento, uma distribuição homogênea de dados em dez grupos diferentes, confirmado o pressuposto de que as ameaças cibernéticas são geradas de forma massiva e com um certo padrão a partir de sistemas maliciosos. Entendendo esse padrão, se torna mais fácil criar estratégias de segurança cibernética, algo em grande discursão nos dias atuais no mundo da tecnologia.
Abstract: This work presents a study of machine learning techniques for clustering applied to data from cyber attacks taken from open sources. The study of data clustering algorithms aims to aid in the analysis and prevention of cyber attacks. The results were obtained from the analysis from the application of the k-means algorithm in different subsets of data, in order to extract the best practice. Future studies can be applied to deepen the analyzes of each of the groups obtained, using other techniques of machine learning, in order to obtain a micro analysis and find trends on cyber attacks.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.