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dc.contributor.advisorCastanho, Carla Denise-
dc.contributor.authorSantos, Thiago André Araújo dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Thiago André Araújo dos. Abordagem multimétodo para aquisição de dados psicofisiológicos no processo de avaliação da experiência do jogador. 2018. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO crescimento no número de desenvolvedores de jogos vem tornando a indústria cada vez mais competitiva. Dessa forma, os desenvolvedores disputam cada vez mais a atenção do público, buscando criar jogos cada vez mais divertidos e entregar uma experiência única aos jogadores. Contudo, é necessário avaliar se a experiência planejada é a mesma percebida pelo usuário, problema abordado pela Game User Research. Esforços de pesquisa têm sido empregados explorando coletas contínuas de dados psicofisiológicos, os quais podem ser utilizados para avaliar as emoções dos jogadores. Nesse contexto, o presente trabalho propõe uma abordagem multimétodo de playtest, com objetivo de avaliar a Experiência do Jogador. A abordagem consiste na captura contínua de três fontes de dados: dados in-game, atividade eletrodermal do jogador e registro em vídeo do rosto do jogador para análise automatizada de expressão facial. A abordagem foi aplicada em um jogo contendo duas configurações distintas do comportamento de um mesmo objeto, utilizadas para definir duas sessões de jogo para fins de análise de game-design e de percepção do jogador. Os resultados obtidos na análise dos dados indicaram diferenças entre a primeira e segunda sessões, indicando potencial de análise da abordagem proposta.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordExpressão facialpt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.titleAbordagem multimétodo para aquisição de dados psicofisiológicos no processo de avaliação da experiência do jogadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-11T18:32:06Z-
dc.date.available2020-08-11T18:32:06Z-
dc.date.submitted2018-08-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25335-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The growth in the number of game developers has made the industry increasingly competitive. Developers are increasingly competing for the public’s attention, seeking to create increasingly fun games and deliver a unique experience to players. However, it is necessary to evaluate whether the planned experience is the same perceived by the user. Game User Research is the area that seeks to assess the quality of player interaction with the game, focusing on Player Experience [1]. Research efforts have been employed exploring continuous collections of psychophysiological data, which can be used to assess players’ emotions. In this context, the present work proposes a multimethod model of playtest, in order to evaluate Player Experience. The model consists on continuous capture of three data sources: in-game data, player’s electrodermal activity and video recording of the player’s face for automated analysis of facial expression. The model was applied in a game containing two different behavior configurations of the same object, for purposes of game-design analysis and player perception. The results obtained in the data analysis indicated differences between the first and second sessions, indicating the proposed approach’s analysis potential.pt_BR
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