Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Resende Filho, Moisés de Andrade | - |
dc.contributor.author | Canabrava Júnior, Carlos Antônio | - |
dc.identifier.citation | CANABRAVA JÚNIOR, Carlos Antônio. Estimação da demanda agregada por etanol no Brasil: uma aplicação do procedimento ARDL bounds test para cointegração. 2019. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Economia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A possibilidade de que emissões antropogênicas de CO2 respondam por mudanças climáticas e questões relativas à segurança energética tornam importante o estudo da demanda por combustíveis. O amplo uso de combustíveis com alto percentual de etanol no Brasil, torna o estudo da demanda por etanol especialmente relevante. O objetivo do presente trabalho0 foi estimar a demanda por etanol no Brasil e suas elasticidades, usando o procedimento ARDL bounds test de Pesaran et al. (2001), com dados mensais da ANP de maio de 2009 a novembro de 2018 e dados do IPEADATA de julho de 2001 a fevereiro de 2019. A literatura consultada mostra que a elasticidade próprio-preço do etanol é maior no Brasil devido à elevada participação de combustíveis com alto teor de etanol e à grande participação dos carros flex na frota nacional. Com base no modelo preferido, aquele estimado com dados do IPEADATA, as estimativas de curto-prazo e longo-prazo das elasticidades próprio-preço, preço-cruzada com a gasolina e renda foram -0,52, 0,40 e 0,19 e -6,73, 6,24 e 4,71. Ou seja, a demanda por etanol no Brasil é preço inelástica no curto-prazo e elástica no longo-prazo, a gasolina é um substituto do etanol e o etanol é um bem normal essencial e, no longo prazo, é um bem de luxo. Ademais, os resultados indicaram não ter havido uma mudança na elasticidade próprio-preço do etanol após a entrada dos carros flex no mercado brasileiro em 2003. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etanol | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional do Álcool (Proálcool) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Combustível - consumo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Combustível - preço | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado - combustível | pt_BR |
dc.title | Estimação da demanda agregada por etanol no Brasil : uma aplicação do procedimento ARDL bounds test para cointegração | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-03T19:13:29Z | - |
dc.date.available | 2020-08-03T19:13:29Z | - |
dc.date.submitted | 2019-08-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25326 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The possibility that anthropogenic CO2 emissions cause climate change and energy security issues make the study of fuel demand important. The widespread use of high percentage ethanol fuels in Brazil makes the study of ethanol demand especially relevant. The objective of the present study was to estimate the ethanol demand in Brazil and its elasticities, using the ARDL bounds test procedure by Pesaran et al. (2001), monthly ANP data from May 2009 to November 2018 and IPEADATA data from July 2001 to February 2019. The consulted literature shows that ethanol's own price elasticity is higher in Brazil because of the big participation of high percentage ethanol fuels and the large share of flex cars in the national fleet. Based on the preferred model, the one estimated with the IPEADATA, the long-run and short-run estimates of own price, gasoline cross-price and income elasticities were -0.52, 0.4 and 0.19, and -6,73, 6,24 e 4,71. In words, the demand for ethanol in Brazil is price inelastic in the short-run and price elastic in the long-run, gasoline is a substitute for ethanol and ethanol is a normal essential good in the short-run and a luxury in the long-run. In addition, the results indicated that there was no change in ethanol's own price elasticity after flex cars entered the Brazilian market in 2003. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
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