Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25326
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CarlosAntonioCanabravaJunior_tcc.pdf788,16 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorResende Filho, Moisés de Andrade-
dc.contributor.authorCanabrava Júnior, Carlos Antônio-
dc.identifier.citationCANABRAVA JÚNIOR, Carlos Antônio. Estimação da demanda agregada por etanol no Brasil: uma aplicação do procedimento ARDL bounds test para cointegração. 2019. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Economia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA possibilidade de que emissões antropogênicas de CO2 respondam por mudanças climáticas e questões relativas à segurança energética tornam importante o estudo da demanda por combustíveis. O amplo uso de combustíveis com alto percentual de etanol no Brasil, torna o estudo da demanda por etanol especialmente relevante. O objetivo do presente trabalho0 foi estimar a demanda por etanol no Brasil e suas elasticidades, usando o procedimento ARDL bounds test de Pesaran et al. (2001), com dados mensais da ANP de maio de 2009 a novembro de 2018 e dados do IPEADATA de julho de 2001 a fevereiro de 2019. A literatura consultada mostra que a elasticidade próprio-preço do etanol é maior no Brasil devido à elevada participação de combustíveis com alto teor de etanol e à grande participação dos carros flex na frota nacional. Com base no modelo preferido, aquele estimado com dados do IPEADATA, as estimativas de curto-prazo e longo-prazo das elasticidades próprio-preço, preço-cruzada com a gasolina e renda foram -0,52, 0,40 e 0,19 e -6,73, 6,24 e 4,71. Ou seja, a demanda por etanol no Brasil é preço inelástica no curto-prazo e elástica no longo-prazo, a gasolina é um substituto do etanol e o etanol é um bem normal essencial e, no longo prazo, é um bem de luxo. Ademais, os resultados indicaram não ter havido uma mudança na elasticidade próprio-preço do etanol após a entrada dos carros flex no mercado brasileiro em 2003.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEtanolpt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional do Álcool (Proálcool)pt_BR
dc.subject.keywordCombustível - consumopt_BR
dc.subject.keywordCombustível - preçopt_BR
dc.subject.keywordMercado - combustívelpt_BR
dc.titleEstimação da demanda agregada por etanol no Brasil : uma aplicação do procedimento ARDL bounds test para cointegraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T19:13:29Z-
dc.date.available2020-08-03T19:13:29Z-
dc.date.submitted2019-08-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25326-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The possibility that anthropogenic CO2 emissions cause climate change and energy security issues make the study of fuel demand important. The widespread use of high percentage ethanol fuels in Brazil makes the study of ethanol demand especially relevant. The objective of the present study was to estimate the ethanol demand in Brazil and its elasticities, using the ARDL bounds test procedure by Pesaran et al. (2001), monthly ANP data from May 2009 to November 2018 and IPEADATA data from July 2001 to February 2019. The consulted literature shows that ethanol's own price elasticity is higher in Brazil because of the big participation of high percentage ethanol fuels and the large share of flex cars in the national fleet. Based on the preferred model, the one estimated with the IPEADATA, the long-run and short-run estimates of own price, gasoline cross-price and income elasticities were -0.52, 0.4 and 0.19, and -6,73, 6,24 e 4,71. In words, the demand for ethanol in Brazil is price inelastic in the short-run and price elastic in the long-run, gasoline is a substitute for ethanol and ethanol is a normal essential good in the short-run and a luxury in the long-run. In addition, the results indicated that there was no change in ethanol's own price elasticity after flex cars entered the Brazilian market in 2003.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.