Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25320
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RaphaelaFonsecaAlves_tcc.pdf7,12 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLehmann, Michael Christian-
dc.contributor.authorAlves, Raphaela Fonseca-
dc.identifier.citationALVES, Raphaela Fonseca. Concessões rodoviárias: impacto no déficit público brasileiro e no consumidor. 2018. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Economia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho visa entender, por meio de simulações, se a concessão de rodovias é favorável ao orçamento do governo e ao consumidor final. São analisados vários casos de concessões em várias indústrias de vários países e seus impactos no acesso, qualidade e bem-estar. Depois, para o caso brasileiro, são analisadas as simulações que mostram que, no fim das concessões, o déficit do governo agravaria caso concedesse as rodovias superavitárias. Os cenários que consideram as rodovias deficitárias e a rodovia média do país não possuem interesse das empresas concessionárias, a menos que montem-se pacotes juntando as deficitárias com as superavitárias. Caso contrário, muitas rodovias parariam de existir com o passar do tempo sem manutenção e segurança.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConcessões administrativaspt_BR
dc.subject.keywordConcessionárias de rodoviaspt_BR
dc.subject.keywordDéficits orçamentáriospt_BR
dc.subject.keywordPrivatizaçãopt_BR
dc.titleConcessões rodoviárias : impacto no déficit público brasileiro e no consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T14:09:54Z-
dc.date.available2020-08-03T14:09:54Z-
dc.date.submitted2018-06-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25320-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to understand, through simulations, whether the concession of highways is favorable to the government budget and the final consumer. Several cases of concessions in various industries in various countries and their impact on access, quality and well-being are analyzed. Then, through three scenarios, simulations are analyzed that show that, at the end of the concessions, the government deficit would worsen if it granted the highways. The scenarios that consider the deficit roads and the average highway of the country do not have interest of the concessionary companies, unless they mount packages joining the lossy ones with the surplus ones. Otherwise, many highways would cease to exist over time without maintenance and safety.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.