Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lehmann, Michael Christian | - |
dc.contributor.author | Alves, Raphaela Fonseca | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Raphaela Fonseca. Concessões rodoviárias: impacto no déficit público brasileiro e no consumidor. 2018. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Economia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho visa entender, por meio de simulações, se a concessão de rodovias é favorável ao orçamento do governo e ao consumidor final. São analisados vários casos de concessões em várias indústrias de vários países e seus impactos no acesso, qualidade e bem-estar. Depois, para o caso brasileiro, são analisadas as simulações que mostram que, no fim das concessões, o déficit do governo agravaria caso concedesse as rodovias superavitárias. Os cenários que consideram as rodovias deficitárias e a rodovia média do país não possuem interesse das empresas concessionárias, a menos que montem-se pacotes juntando as deficitárias com as superavitárias. Caso contrário, muitas rodovias parariam de existir com o passar do tempo sem manutenção e segurança. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessões administrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessionárias de rodovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Déficits orçamentários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Privatização | pt_BR |
dc.title | Concessões rodoviárias : impacto no déficit público brasileiro e no consumidor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-03T14:09:54Z | - |
dc.date.available | 2020-08-03T14:09:54Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25320 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to understand, through simulations, whether the concession of highways is favorable to the government budget and the final consumer. Several cases of concessions in various industries in various countries and their impact on access, quality and well-being are analyzed. Then, through three scenarios, simulations are analyzed that show that, at the end of the concessions, the government deficit would worsen if it granted the highways. The scenarios that consider the deficit roads and the average highway of the country do not have interest of the concessionary companies, unless they mount packages joining the lossy ones with the surplus ones. Otherwise, many highways would cease to exist over time without maintenance and safety. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
|