Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25279
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlexandreEleuterioRocha_tcc.pdf2,87 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCayón Durán, Luis Abraham-
dc.contributor.authorRocha, Alexandre Eleutério-
dc.identifier.citationROCHA, Alexandre Eleutério. Shake that thing: história, significação e erotismo no blues. 2019. 269 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo aborda o secular, estrutural e influente gênero musical afro-americano blues. Seu objetivo é buscar uma análise de aspecto marcante de sua estética e linguagem: a agridoce ambiguidade discursiva, emotiva e comportamental, linguagem culturalmente codificada cujo fio condutor é o recorte no caractere erótico. Foram escolhidos cinco eixos, ou categorias, de investigação: história, música, poética, dança e performance, centrados na tétrade reflexiva estrutura, processo, função e significado. O caminho que possibilita a análise dessa manifestação artística é uma revisão bibliográfica que se vale de arcabouço teóricometodológico da Antropologia, seja em suas sub-categorias - Antropologia da Música, da Dança, da Performance e das Emoções -, seja lançando mão de conceitos e ferramentas analíticas que pensam temas ou fenômenos como dádiva, habitus, mana, identidade étnica, bricolagem, equívoco produtivo, descrição densa e ritual. Recorre-se também a outros suportes teóricos de disciplinas como História, Etnomusicologia, Semiótica e Literatura. Assim, é abordada igualmente a estreita relação da estética, linguagem e discurso erotizados do blues com a construção social, histórica, política e cultural da identidade étnica, religiosa e sexual do afro-americano, por meio de estreito diálogo entre arte e corporalidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEtnomusicologiapt_BR
dc.subject.keywordPerformance musicalpt_BR
dc.subject.keywordErotismopt_BR
dc.titleShake that thing : história, significação e erotismo no bluespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-31T12:50:16Z-
dc.date.available2020-07-31T12:50:16Z-
dc.date.submitted2019-04-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25279-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study addresses the secular, structural and influential Afro-American musical genres blues. Its goal is to seek a striking analysis of its aesthetic and language: the bittersweet discursive, emotional and behavioral ambiguity, culturally codified language whose guiding thread is the cut in the erotic character. Five axes, or categories of investigation, were chosen: history, music, poetry, dance and performance, centered on the reflexive tetrad structure, process, function and meaning. The path that makes possible the analysis of this artistic manifestation is a bibliographical revision that takes advantage of the theoretical-methodological framework of Anthropology, be it in its subcategories - Anthropology of Music, of Dance, of Performance and of Emotions -, or using concepts and analytical tools that think of themes or phenomena as gift, habitus, mana, ethnic identity, bricolage, productive misunderstanding, thick description and ritual. It is also used to other theoretical supports of disciplines such as History, Ethnomusicology, Semiotics and Literature. Thus, the close relation between the aesthetics, language and discourse of the blues with the social, historical, political and cultural construction of the ethnic, religious and sexual identity of the African American is also approached through a close dialogue between art and corporality.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.