Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25275
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PaulaBizziJunqueira_tcc.pdf389,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: El Yagé lo cura : duas trajetórias com a esquizofrenia mediadas pela medicina ayahuasqueira na Colômbia
Autor(es): Junqueira, Paula Bizzi
Orientador(es): Souza, Marcela Stockler Coelho de
Assunto: Esquizofrenia - tratamento
Saúde mental
Medicina alternativa
Psiquiatria
Data de apresentação: 14-Set-2018
Data de publicação: 31-Jul-2020
Referência: JUNQUEIRA, Paula Bizzi. El Yagé lo cura : Duas trajetórias com a esquizofrenia mediadas pela medicina ayahuasqueira na Colômbia . 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo de caso etnográfico realizado na Colômbia que aborda as trajetórias de duas pessoas diagnosticadas com esquizofrenia que buscaram o yagé (ayahuasca) para lidar com a sua condição. Foram investigadas as concepções da medicina yagecera (ayahuasqueira) que esses sujeitos articularam e se analisaram os recursos encontrados nesse meio que resultaram sendo terapêuticos para eles. Esse contexto lhes permitiu acolher com autonomia suas experiências com a esquizofrenia e se desenvolver a partir delas. A perspectiva dos interlocutores sobre seus processos foi confrontada com a perspectiva psiquiátrica da esquizofrenia a fim de contribuir para um desenvolvimento mais sensível da noção de atenção em saúde mental.
Resumén: Este trabajo consiste en un estudio de caso etnográfico realizado en Colombia que aborda las trayectorias de dos personas diagnosticadas con esquizofrenia que buscaron el yagé (ayahuasca) para lidiar con su condición. Fueron investigadas las concepciones de la medicina yagecera (ayahuasquera) que estos sujetos articularon y se analizaron los recursos encontrados en este medio que resultaron siendo terapéuticos para ellos. Este contexto les permitió acoger con autonomía sus experiencias con la esquizofrenia y desarrollarse a partir de ellas. La perspectiva de los interlocutores sobre sus procesos fue confrontada con la perspectiva psiquiátrica de la esquizofrenia con el fin de contribuir para un desarrollo más sensible de la noción de atención en salud mental.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.