Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25262
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IgorFernanesMiranda_tcc.pdf824,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ataque de negação de serviço por reflexão amplificada explorando memcached
Autor(es): Miranda, Igor Fernandes
Orientador(es): Gondim, João José Costa
Assunto: Ataque de negação de serviço
Segurança da informação
Segurança de rede
Internet
Computadores - medidas de segurança
Data de apresentação: 25-Mar-2019
Data de publicação: 31-Jul-2020
Referência: MIRANDA, Igor Fernandes. Ataque de negação de serviço por reflexão amplificada explorando memcached. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Ataques de negação de serviço (DoS) representam uma grande ameaça para a estabilidade da internet e são uma preocupação constante dos profissionais de segurança da informação. Esse tipo de ataque tem como objetivo interromper o acesso de usuários legítimos a um determinado serviço. Muitas vezes o atacante se utiliza de máquinas expostas na internet para refletir e amplificar o ataque, e essa subcategoria de ataque de negação de serviço é o foco do estuda desse trabalho. Aqui são apresentados os conceitos básicos do ataque de negação de serviço e a análise da utilização da aplicação Memcached na realização de um ataque DoS refletido. De maneira secundária iremos apresentar a ferramenta desenvolvida para a realização dos teste apresentados.
Abstract: Denial of service attacks presents a very serious threat to the stability of the internet and is a major concern for security professionals. This type of attack is intended to stop legitimate users from accessing a particular service. Often the attacker uses machines exposed on the internet to reflect and amplify the attack, and this subcategory of denial of service attack will be the focus of this study. We will present the basic concepts of DoS attack and analyze the potential of a Memcached server in performing a reflected DoS. In a secondary way we will present the tool used to performe tests.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.