Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanielFerreiraSchulz_tcc.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma solução de checkpoint em aplicações de bioinformática para a plataforma de nuvem federada BioNimbuZ
Autor(es): Schulz, Daniel Ferreira
Orientador(es): Araújo, Aletéia Patrícia Favacho de
Assunto: Nuvem (Computação)
Nuvens federadas
Data de apresentação: 13-Jun-2018
Data de publicação: 31-Jul-2020
Referência: SCHULZ, Daniel Ferreira. Uma solução de checkpoint em aplicações de bioinformática para a plataforma de nuvem federada BioNimbuZ. 2018. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O uso de nuvens computacionais tem crescido devido ao seu baixo custo e a pronta entrega dos recursos. Esse crescimento tem forçado uma disputa pelo mercado entre diversas empresas como Google, Microsoft, IBM, entre outras. Uma alternativa para se beneficiar das melhores ofertas é a federação de nuvens, onde os usuários podem escolher o provedor de recursos que melhor lhe atende. Assim, é firmado um Acordo de Nível de Serviço, de forma que o provedor deve garantir a Qualidade do Serviço (QoS). Para manter a Qualidade do Serviço, a federação deve prover um sistema tolerante a falhas, que implemente técnicas adequadas para específicos tipos de uso. Uma técnica que tem se mostrado muito eficaz em um ambiente de nuvens, é a técnica de Checkpoint. Dessa forma, para prover uma melhor experiência a usuários de nuvens, este trabalho propõe a integração de um serviço gerenciador de checkpoint a plataforma de federação de nuvens BioNimbuZ.
Abstract: The use of cloud computing has grown due to its low cost and the prompt delivery of resources. This growth has forced a market dispute between several companies like Google, Microsoft, IBM, among others. An alternative to taking advantage of the best deals is cloud federation, where users can choose the provider of resources that best suits them. Thus, a Service Level Agreement is established, so that the provider must guarantee Quality of Service (QoS). In order to maintain the Quality of Service, the federation must provide a fault-tolerant system that implements techniques that are appropriate for specific types of use. One technique that has proven very effective in a cloud environment is the Checkpoint technique. Thus, in order to provide a better experience for cloud users, this work proposes the integration of a checkpoint manager service with the BioNimbuZ cloud federation platform.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.