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dc.contributor.advisorFernandes, Jorge Henrique Cabral-
dc.contributor.authorBorges, Élida Neves Mendes-
dc.identifier.citationBORGES, Élida Neves Mendes. UML para modelagem do ciclo de evasão estudantil: um estudo de caso da diagramação aplicada ao sistema de gestão acadêmica da UnB. 2019. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA evasão no ensino superior mostra-se como objeto de preocupação desde os primeiros registros da fundação de uma Instituição de Instituições de Ensino Superior (IES). No Brasil, os estudos sobre a evasão na educação superior constituíram-se como pauta de discussão oficial em 1995, desencadeando uma série de cálculos sobre as taxas de evasão brasileiras. Estudos e avaliações sobre as taxas de evasão estudantil focam o problema sob distintas definições e conceitos correlacionados entre si pelo fenômeno da interrupção do ciclo de estudos. Viu-se na organização sistemática das definições e na diagramação do ciclo de evasão estudantil uma proposta para a compreensão mais ampla do fenômeno da evasão educacional e para o estímulo a políticas e estratégias de promoção da permanência do estudante no sistema educacional. No decorrer deste trabalho de conclusão de curso, são apresentados contextos históricos e sociais da evasão no ensino superior, métodos de sistematização dos conceitos e uso do diagrama de estados em um estudo de caso no sistema da UnB.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordUML (Computação)pt_BR
dc.subject.keywordEvasão universitáriapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - evasãopt_BR
dc.titleUML para modelagem do ciclo de evasão estudantil : um estudo de caso da diagramação aplicada ao sistema de gestão acadêmica da UnBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-31T01:35:00Z-
dc.date.available2020-07-31T01:35:00Z-
dc.date.submitted2019-12-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25251-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSantos, Pricila Kohls dos-
dc.description.abstract1The dropout in higher education has been a matter of concern since the first records of the foundation of a Higher Education Institution (HEI). In Brazil, studies on dropout in higher education became an official discussion topic in 1995, triggering a series of calculations on Brazilian dropout rates. Studies and evaluations of student dropout rates focus the problem under different definitions and concepts correlated to each other by the phenomenon of study cycle interruption. The systematic organization of the definitions and the diagramming of the student dropout cycle was a proposal for a broader understanding of the phenomenon of educational dropout and for stimulating policies and strategies to promote student permanence in the educational system. In this course work, historical and social contexts of higher education dropout, concept systematization methods and state diagram use in a case study in the UnB system are presented.pt_BR
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