Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25238
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VicenteJoseSilvaCostaFonseca_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A cocriação de valor no ambiente educacional: um estudo na perspectiva de alunos de uma instituição de ensino a distância
Autor(es): Fonseca, Vicente José Silva Costa
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Coorientador(es): Coda, Renato Calhau
Assunto: Cocriação
Ensino à distância
Plataformas digitais
Estudantes
Interação social
Data de apresentação: 23-Nov-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: FONSECA, Vicente José Silva Costa. A cocriação de valor no ambiente educacional: um estudo na perspectiva de alunos de uma instituição de ensino a distância. 2019. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo verificou o comportamento de cocriação de valor de alunos de uma instituição de ensino a distância. Para alcançar este objetivo, empregou-se o método de estudo de caso, com abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário elaborado com base na escala de cocriação de valor idealizado por Yi e Gong (2013) e validado no contexto brasileiro por Frio e Brasil (2015). A partir de uma amostra de 125 questionários válidos, aplicaram-se as seguintes técnicas de análise estatística dos dados: cálculo de média, desvio padrão, coeficientes de correlação de Spearman e Pearson, Anova e teste t de student. Após as análises, foi possível verificar quais variáveis estavam mais presentes no comportamento cocriativo dos alunos, tais como: Interação pessoal, comportamento responsável e feedback. Além de identificar o perfil sociodemográfico presente nos estudantes da amostra, bem como as plataformas que mais utilizam para se conectar com a universidade em que estudam. Recomenda-se que estudos futuros considerem uma quantidade maior de amostra, além de levarem em consideração aspectos culturais que possam influenciar na cocriação de valor.
Abstract: This study verified the co-creation behavior of the students of a online education institution. To achieve this goal, use the case study method with quantitative approach. A questionnaire based on the co-creation scale designed by authors Yi and Gong (2013) and validated in the Brazilian context by Frio and Brasil (2015) was applied. From a sample of 125 valid questionnaires, the following statistical data analysis techniques were applied: averaging, standard deviation, Spearman and Pearson correlation coefficients, Anova and student's t-test. After the analysis, it was possible to verify which variables were more present in the students' cocreative behavior, such as: Personal interaction, responsible behavior and feedback. In addition to identifying the sociodemographic profile present in the sample students, as well as the platforms that most use to connect with the university where they study. It is recommended that future studies consider a larger amount of sample, and take into account cultural aspects that may influence value co-creation.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.