Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25235
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroDeMoraesSoares_tcc.pdf868,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de políticas e estratégias relativas à gestão de riscos com base em recomendações do Tribunal de Contas da União : estudo de caso em entidade do Sistema S
Autor(es): Soares, Pedro de Moraes
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Gestão de riscos
Setor público
Sistema S
Tribunal de Contas da União (TCU)
Data de apresentação: 21-Nov-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: SOARES, Pedro de Moraes. Avaliação de políticas e estratégias relativas à gestão de riscos com base em recomendações do Tribunal de Contas da União: estudo de caso em entidade do Sistema S. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho busca avaliar o nível de aderência das políticas e das estratégias relativas à gestão de riscos de uma empresa do Sistema S, baseado em recomendações propostas pelo Tribunal de Contas da União – TCU. Para o desenvolvimento da pesquisa realizou-se um estudo de caso descritivo. Os dados primários e secundários foram coletados em empresa do Sistema S, denominada Empresa S, selecionada por acessibilidade aos dados e por ter seus recursos parcialmente custeados pela União. O tratamento dos dados empregou a análise documental e de conteúdo, com a técnica de adequação padrão por múltiplas fontes de evidência, considerando 5 itens e 20 subitens relativos a políticas e a estratégias de gestão de riscos, baseados no documento elaborado pelo TCU intitulado ‘Referencial Básico da Gestão de Riscos’. Os principais resultados apresentam aderência de 69,23% dos itens aplicáveis ao caso, sinalizando-se como principais pontos de aprimoramento: a definição do apetite ao risco e a formalização da política de riscos pela Empresa S. O estudo pode ser útil para reflexões de gestores em entidades públicas, acadêmicos, órgãos de controle externo e demais partes interessadas no estudo da gestão estratégica de riscos no setor público brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.