Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25233
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TalitaMariaLimaDaSilva_tcc.pdf807,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Validação da causa básica de morte por acidente vascular cerebral isquêmico do Distrito Federal no ano de 2017
Autor(es): Silva, Talita Maria Lima da Silva
Orientador(es): Pereira, Maurício Gomes
Coorientador(es): Lyrio, Amanda Oliveira
Assunto: Acidente vascular cerebral
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 1-Jul-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: SILVA, Talita Maria Lima da Silva. Validação da causa básica de morte por acidente vascular cerebral isquêmico do Distrito Federal no ano de 2017. 2019. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: A causa básica de morte é definida como a doença ou lesão que deu início a uma série de acontecimentos patológicos que, por consequência, conduziram ao óbito. Este dado constitui uma valiosa fonte de informação da saúde populacional, portanto é fundamental defini-la corretamente. Entretanto, as dificuldades relacionadas ao preenchimento das Declarações de Óbito comprometem a confiabilidade dos dados. Conforme as estimativas da Organização Mundial da Saúde, o acidente vascular cerebral continuará sendo a 2° maior causa de morte no mundo até 2060, representando 10,6% dos óbitos previstos para o ano. Objetivo: Identificar a acurácia dos registros nas declarações de óbito por acidente vascular cerebral isquêmico no Distrito Federal em 2017. Métodos: Trata-se de um estudo de validação da causa básica de óbito por acidente vascular cerebral isquêmico no Distrito Federal no ano de 2017. Participaram deste estudo todas as pessoas ≥18 anos que foram a óbito em ambiente hospitalar. Os dados utilizados foram provindos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). A análise consistiu em uma comparação entre as causas básicas de óbito por acidente vascular cerebral isquêmico nas declarações de óbitos e a causa básica definida pela equipe de investigação da Gerência de Informação e Análise de Situação em Saúde (GIASS). Foram avaliados os indicadores de validade de diagnóstico por meio dos testes de sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivo e negativo com respectivos intervalos de confiança a 95%. Através do software Stata®, versão 15 para Windows. Resultados: A amostra foi constituída por 11.426 óbitos, destes 171 foram por acidente vascular isquêmico, mas antes da investigação só constavam 26 óbitos com esta causa básica. A sensibilidade do preenchimento dos atestados foi de apenas 14,6% e a especificidade de 99,9%. O valor preditivo positivo foi 96,2%, já o valor preditivo negativo 98,7%. Antes da investigação das declarações de óbito a incidência de mortalidade por acidente vascular isquêmico era de apenas 0,2%, após a investigação da GIASS, esse valor aumentou para 1,5%. Conclusão: A sensibilidade do preenchimento da causa básica de óbito por acidente vascular cerebral isquêmico foi muito baixa. Além disso, nos grupos menos favorecidos a frequência de causa básica de óbito errônea foi maior. O que reforça a necessidade de capacitação dos profissionais para identificar a verdadeira causa básica e desta forma melhorar a qualidade da informação nos atestados de óbitos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.