Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25215
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LudmilaVanderleyBoaventura_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de impacto em profundidade : o caso do Programa de Educação Continuada em Gestão do Centro de Treinamento da Câmara dos Deputados Federais
Autor(es): Boaventura, Ludmila Vanderley
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Educação continuada
Câmara dos Deputados - Brasil
Impacto em profundidade
Data de apresentação: 4-Dez-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: BOAVENTURA, Ludmila Vanderley. Avaliação de impacto em profundidade: o caso do Programa de Educação Continuada em Gestão do Centro de Treinamento da Câmara dos Deputados Federais. 2019. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto em profundidade do Programa de Educação Continuada em Gestão (PEC Gestão), oferecido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados. Diante da necessidade de conhecer e avaliar a aplicação, no ambiente de trabalho, das competências adquiridas pelos egressos em um treinamento, faz-se necessário o estudo do real impacto do PEC Gestão. O impacto foi medido em profundidade, de acordo com a percepção dos egressos das turmas de 2014 a 2019. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza empírica, recorte temporal transversal, delineamento descritivo e abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário elaborado pela autora especificamente para esta pesquisa e foi aplicado aos egressos do treinamento, em uma amostra não probabilística por acessibilidade, com um total de 48 respondentes, considerados válidos, correspondendo a uma taxa de retorno de 17,26%. O instrumento de coleta continha as competências desenvolvidas ao longo do curso, sendo que os egressos deveriam registrar sua percepção acerca da sua aplicação no contexto de trabalho, de acordo com uma escala do tipo Likert com 11 pontos, onde 0 corresponderia a ‘nunca aplico’ e 10, a ‘sempre aplico’. Os resultados apontaram que o curso PEC Gestão apresentou impacto de moderado a alto, com destaque para o módulo Pessoas em Planejamento, que registrou maior média de impacto. Já o módulo Pessoas em Processos obteve a menor média de impacto, o que indica a baixa aplicabilidade de algumas competências no ambiente de trabalho e sugere que ações de suporte organizacional e/ou avaliação de necessidades de treinamento possam ser desenvolvidas no tocante aos conteúdos deste módulo. Por ser um curso estratégico para a Câmara, observou-se muitos benefícios e satisfatória aplicação para os egressos de turmas já finalizadas. Atualmente, o treinamento está suspenso para reformulação, o que é propício para a discussão dos resultados da presente pesquisa. Em termos de melhorias possíveis, sugere-se a realização de levantamento de necessidade de treinamento e a criação de módulos personalizados para as demandas específicas dos gestores da Câmara dos Deputados, entre outros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.