Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarceloMendesDeSant'Anna_tcc.pdf309,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Performance de fundos de investimento e eficiência de mercado
Autor(es): Sant’Anna, Marcelo Mendes de
Orientador(es): Cajueiro, Daniel Oliveira
Assunto: Fundos de investimento
Precificação de ativos
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: SANT'ANNA, Marcelo Mendes de. Performance de fundos de investimento e eficiência de mercado. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Mercado eficiente é aquele onde os preços dos títulos refletem todas as informações publicamente disponíveis, considerando que o custo para agir com base nessas informações não supere os benefícios proporcionados (Jensen, 1978, Fama, 1991). Esse trabalho possui como objetivo analisar a eficiência de mercado no segmento dos fundos de investimento, que foram divididos em fundos multimercados, fundos cambiais, fundos de ações e fundos de renda fixa. Para isso foi analisado se as informações publicamente disponíveis podem ser úteis para a obtenção de retornos extraordinários em cada segmento de fundo de investimento para o período de julho de 2017 a setembro de 2019. Os principais resultados apontaram que, em média, os fundos agregam valor extraordinário e que são relevantes as informações publicamente disponíveis relacionadas à performance dos fundos de investimento, esses dois resultados vão em conflito com a hipótese de mercado eficiente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.