Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25211
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TiagoSimonEngelsdorff_tcc.pdf1,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Métodos em machine learning para construção de curvas de carga a partir de medições
Autor(es): Engelsdorff, Tiago Simon
Orientador(es): Reis, Alex
Assunto: Energia elétrica - consumo
Sistemas de energia elétrica
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: ENGELSDORFF, Tiago Simon. Métodos em machine learning para construção de curvas de carga a partir de medições. 2019. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As curvas de carga são uma ferramenta gráfica e matemática de extrema importância na operação de sistemas elétricos. O presente trabalho trata da análise de métodos para a construção de curvas de carga a partir de medições na Universidade de Brasília, através da implementação de um modelo computacional de agregação de dados. São abordados diversos métodos em machine learning – em especial, métodos de clusterização (k-médias, clusterização hierárquica espacial, mapas auto-organizáveis de Kohonen e maximização de expectativas) e support vector machines - como possíveis soluções para a agregação e tratamento dos dados colhidos. A literatura revisada nesse trabalho traz a aplicação dos métodos apresentados em problemas de elaboração de perfis típicos de carga. Foi definida a utilização do SVR (support vector regression) para a implementação de um algoritmo, que, alimentado com o dados dos medidores, resultou em perfis típicos de carga para os dias da semana em um dos prédios da universidade.
Abstract: Load curves are a graphical and mathematical tool of extreme importance in the operation of electrical systems. The present work deals with the analysis of the methods to building load curves from measurements in the University of Brasília, through the implementation of a data-aggregation computational model. Many machine learning methods - namely, the clusterization methods (k-means, hierarquical clustering, Kohonen’s self organizing maps and expectation maximazation) and support vector machines - are presented as possible solutions for the aggregation and treatment of the obtained data. The literature reviewed in this work shows the application of the presented methods for load profiling problems. The use of SVR (support vector regression) was defined for the implementation of an algorithm, which, fed with the data from the installed meter, resulted in load profiles for each day of the week in one of the university’s buildings.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.