Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25206
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoaoPedroAlemongeHonorato_tcc.pdf3,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Medição e verificação : uma análise da utilização de simulação computacional para avaliar os resultados da eficiência energética
Autor(es): Honorato, João Pedro Alemonge
Orientador(es): Velasco, Loana Nunes
Assunto: Eficiência energética
Simulação (Computadores)
Energia elétrica - consumo
Medição
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: HONORATO, João Pedro Alemonge. Medição e verificação: uma análise da utilização de simulação computacional para avaliar os resultados da eficiência energética. 2019. 152 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O procedimento de medição e verificação (M&V) é o processo que visa calcular de forma confiável, precisa e de modo passível de reprodução os resultados de economia de energia resultantes de uma ação de eficiência (AEE) energética. Conferir credibilidade e demonstrar que ações de eficiência energéticas são maneiras efetivas de se racionalizar o consumo de energia e reduzir os custos operacionais das edificações apresentam grande importância para o desenvolvimento destas práticas e nesse cenário o procedimento de M&V ganha destaque. Assim, o presente trabalho visa apresentar as metodologias vigentes de M&V, suas peculiaridades e como podem ser aplicadas tendo como foco realizar o estudo de caso do projeto de eficiência energética implementado na faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília aplicando a Opção D, que consiste na simulação computacional calibrada deste edifício, para avaliar os ganhos obtidos. A simulação foi realizada no software Design Builder® com o intuito de analisar as alterações realizadas no sistema de iluminação e no sistema de condicionamento ambiental obtendo os resultados para a economia de energia do projeto tanto para ambientes pontuais quanto para o edifício como um todo.
Abstract: The measurement and verification procedure (M&V) is a process that aims calculate the energy saving results resulting from an energy efficiency action (EEA) in order to keep the process reliably, accurately and reproducibly. Ensure credibility and demonstrate the fact that energy efficiency actions are effective ways to rationalize energy consumption and reduce the operating costs of buildings shows great importance for the development of the practices and in this scenario the M&V procedure is highlighted. Thus, the present work aims to present thecurrent M&V methodologies, their peculiarities and how they can be applied, with a focus on carrying out the study case of the energy efficiency project implemented at the Faculdade de tecnologia of the Universidade de Brasília applying Option D, Which consists of calibrated computational simulation of this building, to evaluate the gains obtained. The simulation was performed using Design Builder® software to analyze the changes made to the lighting system and environmental conditioning system obtained the results for energy savings in the punctual environments and for the whole building.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.