Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25200
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VitorCaixetaFallieriNascimento_tcc.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Simulação numérica da exaustão de fumaça por meio de convecção natural em dutos de escadas de emergência
Autor(es): Nascimento, Vítor Caixeta Fallieri
Orientador(es): Siqueira, Mario Benjamim Baptista de
Assunto: Ventilação
Sistema de exaustação
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: NASCIMENTO, Vítor Caixeta Fallieri. Simulação numérica da exaustão de fumaça por meio de convecção natural em dutos de escadas de emergência. 2019. x, 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Um tipo muito comum de escada de emergência em prédios altos no Brasil é a escada do tipo à prova de fumaça com antecâmaras ventiladas naturalmente, descrita pela NBR 9077 da ABNT. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a efetividade do sistema de ventilação natural de escadas de emergência, no que diz respeito à capacidade de exaustão de fumaça. O mecanismo físico que garante a movimentação de fumaça no interior de um prédio através dos dutos de ventilação das escadas é a convecção. Sendo assim, esta pesquisa propõe-se a realizar a análise teórica e numérica do fenômeno de convecção natural em dutos, aplicando métodos de solução integral para regimes de escoamento laminar. Para tanto, utilizando-se o software FDS, desenvolvido pelo NIST, é prevista a simulação de três estudos de caso, impondo-se diferentes cenários de ventilação na antecâmara. Objetiva-se com isso a avaliação da influência da presença de um duto de tomada de ar exterior na antecâmara, assim como as consequências da extrapolação da altura do duto de exaustão de fumaça, para que efeitos de estratificação sejam avaliados. Uma simulação do duto de exaustão de fumaça em escala reduzida é comparada com um estudo experimental feito em um duto de iguais dimensões.
Abstract: A very common type of emergency ladder in high buildings in Brazil is the smoke-proof ladder with naturally ventilated vestibule, described by NBR 9077 of ABNT. This research has as objective to evaluate the effectiveness of the natural ventilation system of emergency stairs with regard to the capacity of smoke exhaustion. The physical mechanism that ensures the movement of smoke inside a building through the ventilation ducts of the stairs is the convection. Therefore, this research proposes to perform the theoretical and numerical analysis of the phenomenon of natural convection in ducts, applying integral solution methods for laminar flow regimes. Therefore, using the software FDS, developed by NIST, it is expected to simulate three case studies with different ventilation scenarios in the vestibule. It is intended to evaluate the influence of the presence of an external air intake duct in this vestibule, as well as the consequences of the extrapolation of the height of the smoke exhaustion duct, so that stratification effects are evaluated. A simulation of the reduced scale of the smoke exhaustion duct and compared with an experimental study done in a duct of equal dimensions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.