Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25194
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GustavoCaltabianoEichler_tcc.pdf2,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização e simulação de amplificadores valvulados
Autor(es): Eichler, Gustavo Caltabiano
Orientador(es): Café, Daniel Chaves
Assunto: Amplificadores eletrônicos
Modelagem
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: EICHLER, Gustavo Caltabiano. Caracterização e simulação de amplificadores valvulados. 2019. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O trabalho desenvolvido consistiu em utilizar as séries de Volterra como principal técnica para modelagem de sistemas não lineares. A criação de sinais capazes de extrair os parâmetros necessários para modelar um amplificador valvulado por meio da aplicação direta do modelo de Hammerstein. Amplificadores valvulados são componentes fundamentais na amplificação de áudio, as características físicas de uma válvula modificam ligeiramente os sons amplificados resultando em timbres com características e nuances que se sobressaem em relação aos timbres obtidos com a utilização de amplificadores transistorizados. Os sons desses equipamentos é moldado tanto por suas características elétricas, como os filtros utilizados, tipos de válvula, capacitores, como por sua construção física, como tamanho da caixa e dos alto falantes. O objetivo deste trabalho é reproduzir as mesmas características elétricas, como a não linearidade do sistema. Complementando o trabalho anterior que contemplou a comparação de técnicas de modelagem com uma abordagem teórica para cada técnica citada, o desenvolvimento de uma metodologia para extrair os parâmetros não lineares, este trabalho tem como objetivo específico a criação de um modelo e a comparação com o sistema real modelado.
Abstract: This work consists of modelling non-linear systems through the use of Volterra Series and the creation of signals to extract the kernels of Volterra Series from the device under test to apply in a Hammerstein Model. Tube guitar amps has unique characteristics on processing sounds that differentiate from the sound of transistorized amps. The main objective of this work is to reproduce these unique characterists in an virtual model. Complementing a previous work in comparing different techniques of non-linear modelling, a methodology was developed to build a virtual model and compare to the real tube amp.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.