Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25179
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JessicaAmorimVieira_tcc.pdf433,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A promoção da saúde no contexto do uso de drogas na adolescência : um estudo na cidade de Samambaia-DF
Autor(es): Vieira, Jessica Amorim
Orientador(es): Lorenzo, Cláudio Fortes Garcia
Assunto: Promoção da saúde
Uso de drogas
Drogas - prevenção
Adolescentes - drogas
Samambaia (DF)
Drogas - políticas públicas
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: VIEIRA, Jessica Amorim. A promoção da saúde no contexto do uso de drogas na adolescência: um estudo na cidade de Samambaia-DF. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O consumo de drogas é considerado uma problemática social e de saúde, devido à gravidade dos problemas associados ao uso abusivo, principalmente na fase da adolescência, resultando em danos e prejuízos físicos e mentais. Por isso, os danos causados pelo consumo dessas substâncias necessitam de intervenção imediata e efetiva para uma qualidade de vida melhor. Deste modo, a prevenção ao uso de drogas e a promoção da saúde são métodos que visam esse debate para além do setor saúde. Trata-se de um diagnóstico exploratório sobre as ações de promoção à saúde do adolescente com vistas à prevenção do uso abusivo de drogas em Samambaia-DF, tomando-se como campo de estudo a Escola 304, em que foi realizada uma entrevista semiestruturada com o coordenador da escola. Assim, destaca-se o âmbito escolar por ser o espaço propicio ao desenvolvimento de ações pertinentes a essa temática, visando a participação dos alunos, professores e comunidade para uma possível transformação de consciência coletiva e a responsabilidade dos indivíduos de atuarem pela sua própria saúde. Conclui-se que há necessidade de atuação maior da Escola na elaboração de projetos que visam a qualidade de vida dos alunos relacionado ao uso de drogas, desenvolvendo ações de promoção e prevenção, como também delimitar quais estratégias devem ser utilizadas dentro do espaço escolar, com debates, oficinas para além da sala de aula de forma que seja continua para que se atinja a conscientização e mudança de comportamentos sobre os danos causados pelo consumo de drogas, seja dentro e fora do âmbito escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.