Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25177
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TavianaAreal_tcc.pdf259,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Itinerário terapêutico de pacientes com tuberculose da região leste do Distrito Federal
Autor(es): Pereira, Taviana Areal
Orientador(es): Lorenzo, Cláudio Fortes Garcia
Assunto: Rede de Atenção à Saúde (RAS)
Tuberculose - tratamento
Brasília (DF) - saúde pública
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: PEREIRA, Taviana Areal. Itinerário terapêutico de pacientes com tuberculose da região leste do Distrito Federal. 2019. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A tuberculose é uma doença infecto contagiosa que gera uma preocupação mundial devido a dificuldade em controlá-la, evitando assim a incidência de casos novos e óbitos por essa doença. No Brasil e no Distrito Federal não é diferente, e apesar dos baixos índices da doença, o DF tem desafios para ofertar uma assistência de forma oportuna, eficiente e efetiva, que viabiliza uma maior taxa de cura e um menor índice de o abandono de tratamento. Nesse sentido, o itinerário terapêutico presta uma importante contribuição, pois pela ótica do paciente, permite não só conhecer os serviços e falhas assistenciais no âmbito da tuberculose, como também qualifica o cuidado e possibilita conhecer como e quais as formas de cuidado os pacientes e familiares acionam no enfrentamento dessa doença.
Abstract: Tuberculosis is a contagious infectious disease that concerns the whole world due to its difficult control, that aims the avoidance of new cases and eventual deaths incidence reasoned by it. In Brazil and in Distrito Federal, it is not different, and despite the low rates of it, the district faces challenges to offer optimal, efficient and effective assistance, which provides a higher cure rate and a lower rate of treatment dropout. In this regard, the therapeutic itinerary makes an important contribution, because, from the perspective of the patient, it allows not only to know the services and care failures of tuberculosis, but also improves the care and makes it possible to know how and what kinds of care patients and relatives look for when treating the disease.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.