Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2517
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcelaAzevedoAlvesCorreia.pdf476,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Incubação e inovação : investigando a percepção dos gestores de empresas graduadas na incubadora tecnológica do CDT/UnB
Autor(es): Correia, Marcela Azevedo Alves
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Incubadoras de empresas
Desenvolvimento organizacional
Empresas - inovações tecnológicas
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 19-Jan-2012
Referência: CORREIA, Marcela Azevedo Alves. Incubação e inovação: investigando a percepção dos gestores de empresas graduadas na incubadora tecnológica do CDT/UnB. 2011. 64 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: As incubadoras de empresas são ambientes capazes de transmitir conhecimento técnico, gerencial e administrativo às empresas incubadas, além de oferecer infraestrutura adequada para a execução de suas atividades. Este trabalho tem como objetivo investigar, a partir da percepção dos empresários, os impactos que a experiência de incubação acarreta ao desempenho inovador das empresas. Trata-se de um estudo de casos múltiplos com quatro unidades de análise. Dados são coletados por meio de análises documentais e entrevistas semiestruturadas com empresas graduadas pela Incubadora Tecnológica do CDT/UnB. Resultados apontam quais serviços da incubadora impactam a geração de inovações nas empresas. Entre os principais obstáculos à inovação, destaca-se a resistência dos clientes frente às inovações. Como impactos da inovação às empresas incubadas, destacam-se a credibilidade das empresas, a seleção de profissionais atualizados e a melhora no desempenho de suas atividades. As lacunas a serem supridas por serviços futuros prestados pela incubadora são a isenção de taxa de aluguel no primeiro ano de incubação; serviços de intermediação financeira; fornecimento de atestado de capacidade técnica; entre outros. Pode-se concluir que a incubadora, sob o ponto de vista dos empreendedores, constitui um importante mecanismo de incentivo à inovação. Devido aos trabalhos da incubadora observa-se um aumento da capacidade produtiva e uma melhoria na qualidade dos produtos e serviços das empresas incubadas que garantem a sua competitividade no mercado. Porém deve-se atentar que a procura pela inovação sistemática também é um elemento essencial para se obter um desempenho inovador sustentável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons