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Título: Medidas e dispositivos de engenharia para controle e moderação de tráfego quanto à velocidade da via: estudo de caso da zona 30 da Universidade de Brasília
Autor(es): Boaventura, Arthur Santana Rodrigues
Lima, Marina Dias de
Orientador(es): Shimoishi, José Matsuo
Assunto: Engenharia de tráfego
Segurança de trânsito
Velocidade - controle
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 24-Jan-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: BOAVENTURA, Arthur Santana Rodrigues; LIMA, Marina Dias de. Medidas e dispositivos de engenharia para controle e moderação de tráfego quanto à velocidade da via: estudo de caso da zona 30 da Universidade de Brasília. 2019. x, 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: É de extrema importância conhecer os fatores que levam os condutores a ultrapassarem a velocidade estabelecida, tendo em vista que tais fatores podem estar relacionados, entre outros, à falta de sinalização do trecho e seus aspectos físicos e geométricos. O principal objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento das medidas e dispositivos de engenharia utilizados para a moderação de tráfego no que se refere ao controle de velocidade da via. Também, propor um modelo que minimize os riscos de acidentes e colabore com a observância do limite de velocidade na zona 30 situada na Universidade de Brasília (UnB). Para se alcançar os objetivos, foi utilizado um método investigativo baseado em pesquisa, estudo de caso e posteriores modelagens e simulação do perfil adotado como medida moderadora de tráfego e sua correlação com dados obtidos através de medições in loco. Além disso, realizou-se uma pesquisa exploratória quantitativa e qualitativa, na qual foi aplicado um questionário a fim de se obter informações sobre o conhecimento e satisfação dos usuários associados ao local de estudo. Foram obtidas 119 respostas, que permitiram definir o perfil desses usuários. Efetuado o estudo de caso e posterior construção de modelos, foi identificada como melhor alternativa a implementação de uma faixa de pedestre elevada como instrumento de controle de velocidade, proporcionado reduções de até 26,5%, a depender de seus padrões construtivos.
Abstract: The objective of this work was to perform a study of the engineering measures and devices used for traffic moderation regarding speed control. Also, to propose a model that minimizes the risks of accidents and collaborates with the observance of the speed limit in zone 30, located in the University of Brasília (UnB). It is of extreme importance to identify the factors that lead the drivers to exceed the established speed, considering that such factors may be related, among others, to the lack of proper signalization of the stretch and its physical and geometrical aspects. In order to reach this objective, an investigative method based on research, case study and later modeling was used, as well as the simulation of the profile adopted as a traffic moderation measure and its correlation with data obtained through in loco measurements. In addition, a quantitative and qualitative exploratory research was carried out, in which a questionnaire was applied in order to obtain information about the knowledge and satisfaction of users associated with the study site. 119 responses were obtained, which allowed the profile users to be defined. After the case study and later model construction, the implementation of a raised crosswalk as a speed control instrument was identified as the best alternative, providing reductions up to 26,5%, depending on its construction standards.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
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