Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25160
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrunaChaterRamezFarah_tcc.pdf1,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura organizacional em uma empresa familiar : estudo de caso no ramo de materiais de construção
Autor(es): Farah, Bruna Chater Ramez
Orientador(es): Dantas, Marcos Alberto
Assunto: Cultura organizacional
Empresas familiares
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: FARAH, Bruna Chater Ramez. Cultura organizacional em uma empresa familiar: estudo de caso no ramo de materiais de construção. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Diante de um mercado altamente competitivo tornasse necessário a organização ter conhecimento da real cultura, suas dimensões e como ela é disseminada na organização. Este estudo objetivou analisar de que forma a cultura organizacional corresponde ao comportamento de uma organização familiar, com o foco a percepção de valores e práticas adotados. Alguns dos passos galgados para chegar ao objetivo geral foram identificar traços que moldam a cultura organizacional, bem como, analisar a influência que a organização tem por ser gerida por um grupo familiar desde sua criação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os coordenadores e o diretor geral, além de questionários destinados aos colaboradores. Este questionário foi desenvolvido com base no Instrumento Brasileiro de avaliação de Cultura Organizacional - IBACO, visto que se faz entendido como um conjunto de práticas e valores compartilhados entre todos que fazem parte da organização. O instrumento aplicado abordou seis pontos relacionados as práticas e valores da cultura organizacional – recompensas e treinarmos, integração externa, relacionamento interpessoal, profissionalismo cooperativo, rigidez hierárquica de poder e satisfação e bem-estar dos empregados. A partir dos dados analisados foi perceptível observar aspectos culturais da organização, sendo alguns deles: a prática de integração externa forte e prática de recompensas e treinamento pouco perceptível. A preocupação com os clientes externos, tendo como responsabilidade a excelência de produtos, serviços e a busca em manter relações amigáveis com os clientes é entendida por todos como uma preocupação latente a organização, característica evidenciada constantemente pelo fundador. Outra ponto observado foi a falta de estruturação de recompensas perceptíveis a setores não direcionados a vendas, como setores de logística e compras, apresentando no questionário prática de recompensas e treinamentos pouco aplicável. Um fator analisado nas entrevistas foi a falta de delegação por parte do diretor geral, este por ter dificuldade em confiar a pessoas decisões estratégicas, assim acaba limitando os processos de decisão, isso pode ser visto como uma característica de um fundador de uma organização familiar. Desta forma, pode se concluir ao longo do trabalho que a organização estudada apresenta uma cultura conservadora no princípios e valores e caráter inovador no mercado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.