Título: | Análise dinâmica estrutural de asa de aeronave protótipo para competição SAE Brasil Aerodesign |
Autor(es): | Gasparetto, Victor Emmanuel Liete |
Orientador(es): | Machado, Marcela Rodrigues |
Coorientador(es): | Carneiro, Sérgio Henrique da Silva |
Assunto: | Método dos elementos finitos Vibração Aeronaves Protótipos |
Data de apresentação: | 3-Jul-2019 |
Data de publicação: | 29-Jul-2020 |
Referência: | GASPARETTO, Victor Emmanuel Liete. Análise dinâmica estrutural de asa de aeronave protótipo para competição SAE Brasil Aerodesign. 2019. xviii, 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho apresenta a análise modal da asa de um protótipo de aeronave pro- jetado pela equipe de Aerodesign da Universidade de Brasília. Inicialmente trata-se da modelagem em elementos finitos de estruturas simplificadas que compõe a aeronave, tal como a longarina principal da asa, propondo um método para determinação de rigidez flexural equivalente de vigas utilizando a formulação de Euler-Bernoulli. Segue-se mode- lando a estrutura completa da aeronave protótipo em software comercial ANSYS APDL. A etapa final do trabalho consiste na realização de um Ground Vibration Testing no pro- tótipo, onde são caracterizados os parâmetros modais experimentalmente, realizando, por fim, a correlação e calibração entre o modelo teórico e experimental por meio da apli- cação do critério de correlação modal M.A.C. (Modal Assurance Criterion) obtendo-se uma diferença percentual média de 5,8% entre as cinco primeiras frequências naturais experimentais e numéricas. |
Abstract: | This work presents the modal analysis of an aircraft wing prototype designed by the Aerodesign team of the University of Brasília. Initially, it is studied the finite element modeling of simplified structures that compose the aircraft, such as the main wing spar, proposing a method for determining the equivalent flexural stiffness of beams using the Euler-Bernoulli formulation. The complete structure of the prototype aircraft is then modeled on commercial ANSYS APDL software. The final step of the work consists in the realization of a Ground Vibration Testing in the prototype, where the experimental parameters are characterized, finally performing the correlation and calibration between the theoretical and experimental model by applying the criterion of modal correlation M.A.C. (Modal Assurance Criterion) resulting in an average percentual difference of 5,8% between the first five experimental and numerical natural frequencies. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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