Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25116
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdf917,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável
Autor(es): Schepper, Carolina Charbel Norton de
Orientador(es): Lima, Clarissa Melo
Assunto: Produto sustentável
Consumo sustentável
Comportamento do consumidor
Fatores de influência
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: SCHEPPER, Carolina Charbel Norton de. Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo visa analisar a percepção dos consumidores de produtos sustentáveis sobre os multicritérios de impacto no consumo sustentável. Inicialmente, foi realizada a revisão bibliográfica acerca do comportamento do consumidor, consumo sustentável, impactos do consumo desenfreado. A metodologia utilizada para a consolidação da pesquisa foi a do Modelo Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Para embasar a sua aplicação foi feita a definição de Pontos de Vista Fundamentais, através de brainstormings e de um grupo focal, de modo que foram definidos como critérios da pesquisa "Meios de Acesso à Informação", "Influenciadores", "Fatores de Influência" e "Produtos Sustentáveis". A partir disso foi aplicado um questionário online considerando a população da pesquisa foi a do Distrito Federal e foram coletadas 175 respostas. Posteriormente os dados foram tratados a partir da utilização do software MyMCDA-C. Nos resultados foi identificado um desempenho alto em todos os critérios, que estavam dentro dos pontos ótimos esperados pela pesquisa.
Abstract: This study aims to analyze the perception of sustainable product's consumers on the impact of multicriteria on sustainable consumption The first step of the research was a bibliographical survey on consumer behavior, sustainable consumption and the impacts of consumerism. The methodology used was the Multicriteria Constructivist Decision Support (MCDA-C) model. To ground its application, fundamental points of view were defined through brainstormings and a focal group, and then the fundamental research criteria were defined, which were means of access to information, influencers, influence factors and sustainable products. From that, an online questionnaire was applied considering the population of Brazil's Federal District and 175 responses were collected. The data were processed by the MyMCDA-C software. On results a high performance was identified on all the criteria, which were within the optimal points expected by the research.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.