Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25112
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BeatrizGomesDaSilva_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)4,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Capacidade de carga turística no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros : trilha das cariocas
Autor(es): Silva, Beatriz Gomes da
Orientador(es): Laranja, Ruth Elias de Paula
Assunto: Turismo
Sustentabilidade
Educação ambiental
Chapada dos Veadeiros (GO)
Data de apresentação: Dez-2018
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: SILVA, Beatriz Gomes da. Capacidade de carga turística no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: trilha das cariocas. 2018. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O turismo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros têm se expandido e intensificado com passar dos anos. Dessa forma há necessidade de maior gestão e planejamento da área. O presente trabalho objetiva analisar as condições e implicações causada pelos visitantes na trilha das cariocas localizada na Chapada dos Veadeiros no estado de Goiás e identificar se há suporte do percurso de acordo com a demanda. A metodologia utilizada correspondeu a uma pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e a capacidade de carga turística que tem como intuito verificar se o local comporta o número de visitantes sem que haja prejuízos ambientais para o parque. De forma geral, durante o trajeto da trilha percebeu-se que há degradação causada por choque mecânico dos visitantes que ocupam a biota e abrem novas trilhas, fator que não condiz com a concepção das trilhas ecológicas e ao plano de manejo da área. Os elementos considerados para determinação da capacidade de carga apontam que o número de visitantes que a trilha deveria comportar é de 136 visitantes ao dia, número menor que o estipulado no plano de manejo. Em suma, há necessidade de reforçar o controle de visitas atreladas a ações que estimulem a educação ambiental, provendo assim menores chances de deterioração no ambiente natural. É indispensável um controle maior das atividades realizadas no Parque, pois apenas desse modo a capacidade de carga turística será efetiva como ferramenta de indicador para um planejamento turístico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.