Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2511
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AnaCarolinaNavarroMamedJohn.pdf642,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Recrutamento e processo seletivo para micro e pequenas empresas
Autor(es): John, Ana Carolina Navarro Mamede
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Spezia, Gabriel de Araújo
Assunto: Pequenas e médias empresas
Pessoal - recrutamento
Pessoal - seleção e admissão
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 19-Jan-2012
Referência: JOHN, Carolina Navarro Mamede. Recrutamento e processo seletivo para micro e pequenas empresas. 2010. 36 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar o recrutamento e seleção em micro e pequenas empresas no DF Após coleta de dados em micro e pequenas empresas percebe-se que não há um comprometimento dos gestores de micro e pequenas empresas em fazer um roteiro de entrevista básico nem de aperfeiçoar o processo seletivo adotado nas empresas. O processo de seleção merece atenção especial, pois ele define, por diferentes maneiras e com diferentes estratégias, qual candidato ocupará a vaga. Existe uma real necessidade em se criar uma ferramenta que auxilie gestores de micro e pequenas empresas a fazer um processo de recrutamento e seleção simples porém eficaz. Através da análise de dados percebeu-se que a rotatividade dos funcionários está interligada com o recrutamento e o processo seletivo ineficaz. Através de um bom recrutamento e processo seletivo não haverá tanta rotatividade e os mesmos irão economizar com os altos custos da demissão, recontratação, treinamento e perda de produtividade. A descentralização agiliza decisões, favorece a humanização da empresa, na medida que amplia a área de participação no processo decisório. E não é isso que encontramos nas micro e pequenas empresas, pois o sócio administrador é quem coordena e controla todas as ações dentro da empresa buscando centralizar as ações nele.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2511
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons