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dc.contributor.advisorDantas, Marcos Alberto-
dc.contributor.authorLemos, Eduardo Meireles de Souza-
dc.identifier.citationLEMOS, Eduardo Meireles de Souza. Marketing político e mídias digitais: um estudo sobre a influência das redes sociais na política brasileira. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo analisou a maneira com que o planejamento de estratégia e a gestão de redes sociais de um parlamentar influenciam na sua atuação, de forma a evidenciar como as mídias digitais podem ser importantes ferramentas de influência na política brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e abordagem quantitativa e qualitativa com uma amostra de 175 indivíduos identificados como eleitores no pleito de 2018. Também foi analisado o caso de um deputado federal, considerado referência entre seus pares no que tange ao uso de redes sociais em seu mandato, por meio de pesquisa qualitativa aplicada em entrevista com o próprio parlamentar e sua equipe. Os conceitos evidenciados na revisão teórica deste trabalho, relativos à marketing, marketing na administração pública, marketing digital, branding pessoal, redes sociais e marketing político foram comparados com os resultados das pesquisas aplicadas de forma a mostrar ao leitor as mais diferentes maneiras que o marketing político por meio de mídias digitais fortalecem o processo democrático e influenciam a cidadania. Desta forma, o estudo contém insumos para que qualquer indivíduo que tenha aspiração a um cargo eletivo saiba o que é essencial para construir sua estratégia de marketing e implementar corretamente os planos de ação necessários.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMarketing na Internetpt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordMídia digitalpt_BR
dc.subject.keywordMarketing políticopt_BR
dc.titleMarketing político e mídias digitais : um estudo sobre a influência das redes sociais na política brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T18:29:53Z-
dc.date.available2020-07-29T18:29:53Z-
dc.date.submitted2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25104-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study analyzed how the performance of a Brazilian congressman was influenced by the strategy designed and used to manage his social media in order to highlight how they can be important tools in politics. An exploratory research with a quantitative and qualitative approach was carried out with a sample of 175 individuals identified as voters in the 2018 election. The case of a congressman considered a role model among his peers regarding the use of social networks in his term, through qualitative research applied via interview with the politician himself and his team. The concepts evidenced in the theoretical review of this work, related to marketing, public administration marketing, digital marketing, personal branding, social networking and political marketing were compared with the results of applied research in order to show the different ways that marketing through digital media strengthen the democratic process and influence citizenship. Thus, the study contains inputs so that anyone aspiring to an elected office knows what is essential to building their marketing strategy and properly implementing the necessary action plans.pt_BR
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