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2018_SergioHenriqueSoaresCorrea_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)674,24 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorNascimento, Roselir de Oliveira-
dc.contributor.authorCorrea, Sérgio Henrique Soares-
dc.identifier.citationCORREA, Sérgio Henrique Soares. Formação dos professores pedagogos em relação a geografia: déficit do ensino geográfico no ensino infantil. 2018. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho é uma investigação da formação dos professores, onde demonstra as dificuldades que os docentes apresentam quando lecionam o conteúdo geográfico para alunos do Ensino Infantil. Conforme exploração desse obstáculo, nota-se que a Base Nacional Comum Curricular de 2017 vem dispondo de métodos para que a Educação Básica alcance um nível de maior qualidade, no qual presta apoio tanto aos alunos, mas também principalmente, na formação dos professores pedagogos, colaborando com formação continuada e opção de realizar diversos curso focados na melhoria da educação brasileira. Houve uma avaliação da grade curricular do curso de Pedagogia de algumas faculdades no Distrito Federal e, se pode observar que há adversidade com o conteúdo em Geografia, está presente desde o começo da formação do professor pedagogo na graduação. Para prosseguir com a inspeção, foi elaborado um questionário para examinar os seguintes fatores: sobre o curso de Pedagogia dos professores; qual conteúdo de Geografia é encontrado no curso de graduação; Quanto que a experiência profissional influência na didática do professor; Com as questões, foi realizado uma entrevista-narrativa em escolas públicas e particulares com o objetivo de comparação na educação utilizada, entre professores e instituições escolares, no qual houve uma análise desses dados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGeomorfologiapt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.titleFormação dos professores pedagogos em relação a geografia : déficit do ensino geográfico no ensino infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T14:57:43Z-
dc.date.available2020-07-29T14:57:43Z-
dc.date.submitted2018-07-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25100-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work is an investigation of teachers' training, which demonstrates the difficulties that teachers present when they teach the geographic content to students of Early Childhood Education. In order to exploit this obstacle, it should be noted that the National Curricular Common Base of 2017 has methods for Basic Education to reach a higher level of quality, in which it provides support both to students and, above all, to the training of teachers, collaborating with continuing education and the option to carry out several courses focused on the improvement of Brazilian education. There was an evaluation of the curriculum of the course of Pedagogy of some faculties in the Federal District and, if it can be observed that there is adversity with the content in Geography, it has been present since the beginning of the teacher education teacher in the graduation. In order to proceed with the inspection, a questionnaire was elaborated to examine the following factors: on the course of Pedagogy of teachers; what content of Geography is found in the undergraduate course; How much that the professional experience influences in the didactics of the teacher; With the questions, a narrative interview was conducted in public and private schools with the objective of comparing the education used between teachers and school institutions, in which there was an analysis of these data.pt_BR
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