Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25090
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_TainaNogueiraRamalho_tcc.pdf207,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do consumo alimentar de crianças atendidas por um berçário institucional do Distrito Federal, 2018
Autor(es): Ramalho, Tainá Nogueira
Orientador(es): Oliveira, Karin Eleonora Savio de
Coorientador(es): Branquinho, Amanda
Ferreira, Raquel
Assunto: Consumo alimentar - avaliação
Berçários
Nutrição de crianças e adolescentes
Nutrição - avaliação
Alimentação infantil
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: RAMALHO, Tainá Nogueira. Avaliação do consumo alimentar de crianças atendidas por um berçário institucional do Distrito Federal, 2018. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Uma alimentação adequada nos primeiros anos de vida é indispensável para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. A partir dos seis meses de idade, faz-se necessária a introdução da alimentação complementar na vida dos lactentes, uma vez que apenas o leite materno não supre mais suas necessidades. O objetivo do estudo é avaliar o consumo alimentar de crianças, de seis meses a um ano e um mês de idade, em um berçário institucional localizado no Distrito Federal. Trata-se de um estudo transversal. Participaram do estudo todas as crianças matriculadas e presentes nos dias de coleta de dados nos meses de julho e agosto de 2018, em um berçário institucional em Brasília, Distrito Federal, totalizando 29 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de seis meses a um ano e um mês. A avaliação do consumo alimentar foi realizada por meio da pesagem direta dos alimentos antes e depois das refeições oferecidas no local (lanche e almoço/jantar) no período de seis semanas. Para a obtenção da sobra de cada alimento ou preparação fornecida na refeição, foi considerado o peso da sobra, proporcional ao peso dos alimentos dessas preparações, inicialmente porcionadas na refeição. Os resultados do consumo alimentar dietético das crianças foram comparados às recomendações do Guia Alimentar para Crianças menores de 2 anos, do Ministério da Saúde (2002) e às referências da Organização Mundial da Saúde (WHO, 1998). O consumo geral do berçário foi tido como adequado quando comparado às recomendações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.