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Título: Diagnóstico da gestão de projetos após a implantação de gerência de projetos de TI : estudo na diretoria de tecnologia de um banco comercial
Autor(es): Silva Junior, Jorge Marinho da
Orientador(es): Fries, Douglas Schneider de
Assunto: Administração de projetos
Desenvolvimento organizacional
Bancos
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 18-Jan-2012
Referência: SILVA JUNIOR, Jorge Marinho da. Diagnóstico da gestão de projetos após a implantação de gerência de projetos de TI: estudo na diretoria de tecnologia de um banco comercial. 2011. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O trabalho tem como objetivo identificar quais são as dificuldades na gestão de projetos de Tecnologia da Informação quando introduzida na forma de atendimento das demandas da empresa. Para isso, foi realizada uma revisão na bibliografia sobre dificuldades na gestão de projetos e um estudo de caso em uma Gerência de Projetos na área de Tecnologia de um Banco Comercial. A pesquisa de campo foi realizada por comunicação, com a aplicação de um questionário diretamente aos respondentes, utilizando variáveis quantitativas para a análise dos resultados. Quatro grupos de problemas principais foram identificados na pesquisa bibliográfica e utilizados para organizar as questões no instrumento de pesquisa: organizacionais e da alta gerência, relacionados aos desenvolvedores, relacionados aos líderes de projeto e relacionados a terceiros. Observou-se que muitas dificuldades estão relacionadas à estrutura organizacional que a empresa adotou para trabalhar com a gestão por projetos. Os líderes de projeto, como peças-chave na condução dos mesmos ao sucesso, precisam de uma atuação mais eficiente e a capacitação dos mesmos pode ser um bom caminho a ser trilhado pela organização. A necessidade de patrocínio da alta gerência aos projetos também foi investigada e mostrou-se um ponto forte dentro da organização. O diagnóstico considerou também as variáveis cargo e tempo na área de tecnologia dos respondentes como forma de identificar a influência das mesmas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2509
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