Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25076
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NathaliaSantosPantaleao_tcc.pdf587,4 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBotelho, Raquel Braz Assunção-
dc.contributor.authorPantaleão, Nathália Santos-
dc.identifier.citationPANTALEÃO, Nathália Santos. Análise de projetos de consultoria em nutrição de uma empresa júnior em Brasília- DF. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNo final do século XX, o avanço tecnológico e o aumento no fluxo de informações pelo mundo transformaram o mercado, aumentando a demanda pelo consumo de produtos e serviços. O empreendedorismo surge nesse contexto e atualmente é um dos componentes que movimentam a economia, trazendo inovação e competitividade. Contudo, faz-se necessário otimizar os processos de gerenciamento de pequenos negócios, já que estes são responsáveis pela geração de emprego e renda no Brasil. O contato com a realidade empresarial ainda na graduação é a proposta do Movimento Empresa Júnior (MEJ), que busca desenvolver habilidades empreendedoras nos estudantes que, inevitavelmente vão lidar com a competitividade e dinamismo no mercado financeiro. A presente pesquisa se propõe a analisar projetos de consultoria em Nutrição executados por uma Empresa Júnior (EJ) da Universidade de Brasília discutindo como eles geram valor para micro e pequenas empresas. Os dados da pesquisa foram coletados através da aplicação de questionário com empreendedores atendidos pela EJ entre 2010 e 2018, além de levantamento de informações através de documentos da própria empresa júnior. Os resultados encontrados mostram que o projeto de rotulagem nutricional foi o mais executado pela EJ, além de que ela atendeu 17 empresas desde a sua fundação, em 2010. A maior parte dos empreendedores atendidos são pessoas físicas. A satisfação dos clientes teve um NPS de 9,5 e a melhoria dos aspectos higiênico-sanitários, padronização das preparações e processo produtivo e diminuição de custos foram citados como as vantagens dos projetos executados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpresa Júniorpt_BR
dc.subject.keywordMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subject.keywordEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.keywordNutricionistas - prática profissionalpt_BR
dc.titleAnálise de projetos de consultoria em nutrição de uma empresa júnior em Brasília- DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T13:44:10Z-
dc.date.available2020-07-29T13:44:10Z-
dc.date.submitted2018-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25076-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1At the end of 20th century, the technological progress and the increase of the information flow around the world changed the market, increasing the consumer demand of products and services. The entrepreneurship comes up in this context, and nowadays is one of the components that moves the economy, bringing innovation and competitiveness. However, it is necessary to optimize the process of management of small business, because they are responsible for job creation and income in Brazil. The contact with the business reality in graduation is the proposal of Junior Enterprise Movement (JEM), that seeks do develop entrepreneurial skills in students, which will inevitably deal with market competitiveness and dynamism. This research proposes to analyze the consulting projects of Nutrition executed by the Nutrition Junior Enterprise of the University of Brasília discussing how they generate value for micro and small business of Federal District.pt_BR
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.