Título: | “Maracastelo chegou!” : transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular |
Autor(es): | Chaves, Luiza Oliveira |
Orientador(es): | Sautchuk, João Miguel Manzolillo |
Assunto: | Cultura popular Maracatu Diversidade cultural Identidade cultural |
Data de apresentação: | 3-Set-2018 |
Data de publicação: | 29-Jul-2020 |
Referência: | CHAVES, Luiza Oliveira. “Maracastelo chegou!”: transformações no fluxo entre sujeitos e saberes de dentro e de fora da cultura popular. 2018. 178 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A presente dissertação tem por tema as transformações recentes nas relações e
políticas entre os saberes, sujeitos e instituições de dentro e de fora da cultura popular, buscando compreender tal processo a partir do Coletivo Maracastelo, entendido aqui como um grupo que opera uma apropriação seletiva da cultura popular específica, dependente de seu contexto local e de suas interpretações e relações com outros sujeitos coletivos. Para isso, tento compreender o processo histórico das mudanças em torno da cultura popular enquanto uma categoria analítica que deu origem a uma categoria social. Refaço o trajeto de sua origem na Europa, até a sua adaptação no Brasil, incluindo a multiplicidade de vozes nas disputas pelo seu uso e pela atribuição de significados diante de assimetrias de poder, apropriações e reificações que fazem parte da própria definição da nação brasileira. Discuto, em seguida, o surgimento de um novo momento no qual as culturas populares passam a ser reconhecidas como sujeitos em vários âmbitos, diante de noções referentes à diversidade cultural e ao direito à diferença e da relação destas com outras camadas sociais, que começou a se deslocar para a mediação das culturas populares no acesso ao Estado e ao mercado de bens culturais. Surge um novo interesse pela cultura popular, em que a relação com seus sujeitos produtores se dá através de relações entre grupos e indivíduos diferentemente posicionados. Parto, assim, para a análise da forma pela qual o Coletivo estabelece suas relações com saberes e sujeitos de dentro e de fora da cultura popular, abarcando as ações propostas pelo Coletivo dentro e fora do âmbito institucional e como mobilizam as tendências normativas atuais, propondo inovações na relação entre a cultura e a educação. Analiso a agência desses sujeitos populares na interação com sujeitos de fora de sua comunidade através da experiência etnográfica do carnaval do Maracastelo junto ao maracatu-nação Estrela Brilhante do Recife. Abordo as disputas em torno desse saber que envolvem relações entre grupos que detêm diferentes engajamentos e interpretações acerca das relações entre grupos de estratos sociais distintos, tentando tratar das relações de gênero, corpo e identidades que provocam transformações nas
suas formas de relacionamento com a comunidade, com a religião e com o mercado. |
Abstract: | This dissertation addresses the topic of the recent changes in relations and policies
among the knowledge, subjects and institutions within and outside popular culture, looking for understand that process from the Coletivo Maracastelo, which I take as a group that operates a specific selective appropriation of the popular culture, depending on its local context and its interpretations and relations with other collective subjects. For this, I try to understand the historical process of the changes around popular culture as an analytical category that gave rise to a social category. I bring the trajectory of its origin in Europe to its adaptation in Brazil, including the multiplicity of voices in the disputes for its use and the attribution of meanings in the face of asymmetries of power, appropriations and reifications that are part of the definition of the Brazilian nation itself. I then discuss the emergence of a new time in which popular cultures come to be recognized as subjects in various spheres, in the face of notions regarding cultural diversity and the right to difference and their relationship with other social strata, which began to move towards the mediation of popular cultures in access to the state and the cultural market. A new interest in popular culture arises, in which the relationship with its producing subjects occurs through relations between groups
and individuals differently positioned. I start, therefore, for the analysis of the way in which Maracastelo establishes its relations with the knowledge and the subjects within and outside popular culture, encompassing the actions proposed by the Collective within and outside the institutional scope and how they mobilize current normative tendencies, proposing innovations in the relationship between culture and education. Finally, I analyze the agency of these popular subjects in the interaction with subjects outside their community through the ethnographic experience of the Carnival of Maracastelo next to the Maracatu Estrela Brilhante of Recife. I approach disputes around this knowledge that involve relations between groups that hold different engagements and interpretations about the relations between groups of different social strata, trying to deal with gender, body and identity relations that cause transformations in their forms of relationship with the community, their religion and with the market. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Antropologia
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