Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Raposo, Mírian Barbosa Tavares | - |
dc.contributor.author | Costa, Andréia Pires da | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Andréia Pires da. A importância da afetividade no processo da inclusão escolar. 2011. 57 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta elementos para o estudo da relação existente entre a afetividade e a inclusão escolar. O objetivo principal é compreender como a afetividade está sendo trabalhada nas escolas e qual a sua importância no processo de inclusão escolar. Tem como abordagem teórica principal as teorias e estudos de Piaget, Vygotsky e Wallon. Utiliza como dados de pesquisa os resultados alcançados através de duas entrevistas realizadas em uma escola inclusiva de educação infantil. Analisa, para tanto, diversas questões, como interações entre aluno e equipe escolar, construção de um ambiente afetivo e formação contínua dos professores. Através da pesquisa pôde-se identificar a relação intrínseca que ocorre entre a afetividade e a aprendizagem significativa. Compreendeu-se que a mente humana não é formada apenas por uma dimensão cognitiva, mas fundamentalmente pela dimensão afetiva, e que a inclusão escolar só pode ocorrer através da afetividade, elemento crucial na formação de pessoas seguras e capazes de resolver conflitos de qualquer natureza. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.subject.keyword | Afetividade | en |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | en |
dc.title | A importância da afetividade no processo da inclusão escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-18T15:44:02Z | - |
dc.date.available | 2012-01-18T15:44:02Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-18T15:44:02Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2504 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2504 | - |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|