Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25043
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabrielaDaCosta_tcc.pdf576,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As mulheres conhecem seus direitos quando o assunto é aleitamento materno?
Autor(es): Costa, Gabriela Allekysis da
Orientador(es): Gubert, Muriel Bauermann
Assunto: Aleitamento materno
Amamentação
Direitos das mulheres
Promoção da saúde
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: COSTA, Gabriela Allekysis da. As mulheres conhecem seus direitos quando o assunto é aleitamento materno? 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O aleitamento materno é um dos processos mais importantes no desenvolvimento de uma criança, e existem leis que protegem e promovem este ato, oferecendo condições favoráveis para sua realização. Entretanto, a duração do aleitamento materno ainda é abaixo do recomendado no Brasil, e isso pode estar relacionado ao fato de que muitas mulheres não sabem de todos seus direitos. Desta forma, o presente estudo buscou avaliar o conhecimento da mães do Distrito Federal (DF) sobre as leis que protegem e promovem o aleitamento materno. Foi aplicado um questionário que incluía dados socioeconômicos e perguntas abordando as principais leis e direitos existentes (todas as afirmativas eram verdadeiras) acerca do aleitamento materno no país. As questões aceitavam respostas em escala likert de 4 pontos, sendo 1 completa certeza de a afirmativa não ser verdade e 4 completa certeza sobre uma questão verdadeira. Este questionário foi aplicado por uma plataforma virtual (SurveyMonkey) e divulgado pelas mídias sociais, sendo a amostra selecionada por conveniência, em método bola de neve (snowball). Duzentas e sessenta e nove mulheres residentes no Distrito Federal responderam ao questionário, sendo a maioria com alto poder aquisitivo e alto grau de escolaridade. De modo geral as mulheres participantes possuem um bom nível de conhecimento em relação as legislações, visto que a maioria (70,8%) das questões apresentaram médias superiores a 3. As questões para as quais as mulheres apresentaram maior certeza foram aquelas relacionadas à licença maternidade, paternidade e Banco de Leite Humano. A de menor certeza foi relacionada à necessidade de o empregador oferecer local apropriado dentro da empresa ou creche onde as trabalhadoras possam deixar seus filhos durante o período em que estão amamentando. Além disso, as mães demonstraram um maior nível de conhecimento (média geral de 79,7± 8,4 pontos contra 71,6 ± 14,5 pontos) quando comparada àquelas que não tinham filhos. Em conclusão, evidenciou-se que as mulheres estudadas têm um conhecimento considerável em relação às leis que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno. No entanto, em algumas poucas questões o conhecimento não se mostrou satisfatório, o que mostra que poucas mulheres sabem e usufruem de todos os seus direitos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.