Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25042
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CeciliaRochaDosSantosQuaresma_tcc.pdf680,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Não” : o discurso de interdição dos nutricionistas influenciadores digitais no Instagram
Autor(es): Quaresma, Cecília Rocha Santos
Orientador(es): Monteiro, Renata Alves
Assunto: Nutricionistas - prática profissional
Redes sociais on-line
Comunicação de massa - influência
Alimentação
Data de apresentação: 7-Dez-2014
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: QUARESMA, Cecília Rocha Santos. “Não”: o discurso de interdição dos nutricionistas influenciadores digitais no Instagram. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Instagram é uma rede social de grande relevância para propagação de informações relacionadas à saúde o que atrai a criação de perfis por nutricionistas que em suas publicações devem ser cautelosos e valerem-se de respaldo cientifico. Este trabalho buscou analisar como os nutricionistas brasileiros de maior inserção no Instagram apresentam alimentação com destaque ao Guia Alimentar para a População Brasileira. Na amostra foram selecionadas publicações feitas entre os meses de março e setembro de 2018 nos perfis dos 10 nutricionistas com mais seguidores e maior engajamento no Instagram contabilizando quantas publicações abordavam a temática do Guia Alimentar. A análise textual da descrição e das legendas foi feita pelo software Iramuteq. Das 1669 publicações coletadas nenhuma abordou o Guia de forma direta e o “não” foi palavra de maior destaque no discurso. Apesar da grande potencialidade para ser uma ferramenta de EAN e promoção de saúde as publicações o Instagram é utilizado de maneira intervencionista objetivando e reforçando o emagrecimento.
Abstract: Instagram is a social network of great relevance for the propagation of health related information, which attracts the creation of profiles by nutritionists who in their publications should be cautious and have scientific support. This work sought to analyze how the Brazilian nutritionists of greater insertion in the Instagram present food with highlight to the Food Guide for the Brazilian Population. In the sample were selected publications made between March and September of 2018 in the profiles of the 10 nutritionists with more followers and greater engagement in the Instagram counting how many publications addressed the themes of the Food Guide. The Iramuteq software performed the textual analysis of the description and the captions. Of the 1669 publications collected, none addressed the Guide directly and the "no" was a word of greater prominence in the speech. Despite the great potential for being a food and nutrition education tool and promoting health publications, Instagram is used as an interventionist way aiming and reinforcing the weight loss.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.