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Título: A concordância verbal em redações do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Hayane Kimura da
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - redação
Sociolinguística
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 17-Jan-2012
Referência: SILVA, Hayane Kimura da. A concordância verbal em redações do ensino fundamental. 2011. 28 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho focaliza a concordância verbal em redações escolares do ensino fundamental. A concordância verbal em Língua Portuguesa segue uma regra variável, há variantes de prestígio e outras desprestigiadas. A análise quanto aos fatores que geram a variação foi feita com base na teoria sociolingüística trabalhada por diversos autores, a qual considera a língua em seu contexto social. Os resultados obtidos comprovam que, na modalidade escrita formal, o aluno tende a aplicar as regras prescritas pela gramática normativa. Sendo assim, os desvios da regra ocorrem de maneira inconsciente. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work intends to focus on the verbal agreement in essays of elementary school. The verbal agreement in Portuguese follows a variable rule, exists variants of prestige and informal variants. The analysis regarding the factors that generate the variations was made based on sociolinguistic theory, worked out by several authors, wich considers the language in the social context. The results shows that, in formal written form, the students tends to apply the rules prescribed by the grammar rules, but deviations from the rule occur unconsciously.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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