Título: | Análise de informações divulgadas em mídia social acerca do sarampo e sua vacina |
Autor(es): | Costa, Gabriel Silva da |
Orientador(es): | Galato, Dayani |
Coorientador(es): | Silva, Lídia Ester Lopes da |
Assunto: | Sarampo Vacinação Imunização Mídia social Comunicação em saúde |
Data de apresentação: | 25-Nov-2019 |
Data de publicação: | 28-Jul-2020 |
Referência: | COSTA, Gabriel Silva da. Análise de informações divulgadas em mídia social acerca do sarampo e sua vacina. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Introdução: Recentemente o Brasil perdeu o certificado de país livre do sarampo, há indícios
que isso tenha ocorrido tanto por processos migratórios, como por redução da cobertura vacinal,
o que pode ter influência de mídias sociais. Objetivo: Analisar as informações divulgadas por
perfis jornalísticos e institucionais na mídia social Twitter® referente ao sarampo e à sua vacina.
Métodos: trata-se de um estudo exploratório com caráter descritivo de análise de conteúdos
relacionados ao Sarampo e Vacinas contra o Sarampo publicadas no Twitter® entre os meses
de janeiro a agosto de 2019. Resultados: Foram analisados 401 tweets relacionados ao Sarampo
e sua vacina. Obteve-se uma média de 36,6 (± 59,2) curtidas, 12,0 (±25,8) retweets e 1,5 (±3,5)
comentários por tweet. Dos 401 tweets, o Ministério da Saúde teve maior frequência de
publicação com 105 (26,2%) e o G1 obteve maiores médias de curtidas (132,7±144,3), retweets
(36,0±56,8) e comentários (6,92±9,0) por tweet. A maior parte dos tweets (92,0%) apresentava
informações baseadas em evidências. Conclusão: Os achados apontam que se faz necessário
métodos e estratégias de engajamento, a fim de alcançar melhores resultados de interação com
os usuários da plataforma para que as informações possam ser mais efetivas e compartilhadas. |
Abstract: | Introduction: Brazil has recently lost its measles-free country certificate. There are indications
that this has been due to both migratory processes and reduced immunization coverage, which
may be influenced by social media. Objective: To analyze information disseminated by
journalistic and institutional profiles on Twitter® social media regarding measles and its
vaccine. Methods: This is a descriptive exploratory study of content analysis related to Measles
and Measles Vaccines published on Twitter® between January and August 2019. Results: We
analyzed 401 tweets related to Measles and its vaccine. We got 36.6 (± 59.2) likes, 12.0 (±25.8)
retweets, and 1.5 (±3.5) comments per tweet. Of the 401 tweets, the Ministry of Health had the
highest publication frequency with 105 (26.2%) and G1 had the highest likes (132.7 ± 144.3),
retweets (36.0 ± 56.8) and comments (6.92 ± 9.0) by tweet. Most tweets (92.0%) had evidencebased
information. Conclusion: The findings indicate that engagement methods and strategies
are needed in order to achieve better results of interaction with platform users so that
information can be more productive and shared. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Farmácia - Campus UnB Ceilândia
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