Resumo: | Trata do trabalho do bibliotecário como pesquisador da leitura e mentor de práticas de capacitação informacional. Aborda os estudos voltados para usuários da informação e o valor do conhecimento na sociedade atual. Discute a importância da leitura, sua necessidade na fase escolar, e o uso de diferentes estratégias de incentivo à leitura. Aponta a utilização de filmes adaptados de livros como modo diferenciado de incitar à leitura de obras escritas, devido à popularidade do cinema como forma de entretenimento. Apresenta dados do estudo de caso realizado numa escola pública e num colégio particular do Núcleo Bandeirante, cidade-satélite do Distrito Federal, com uma amostra de 126 alunos do nono ano do Ensino Fundamental, acerca do hábito de leitura dos estudantes. Analisa os dados da pesquisa, realizada através de questionário, que apontam que os incentivadores à leitura são familiares e amigos (42%), filmes adaptados de livros (25%), a escola (21%) e outros estímulos (12%). Demonstra que, dos alunos que leem adaptados, 69% são estimulados pela família e/ou amigos a ler livros, 23% são incentivados pela escola, e 8% são motivados somente por filmes adaptados de livros à leitura de suas obras inspiradoras. Conclui que a amostra possui média de leitura de 1 a 4 livros lidos anualmente, a mesma quantidade de livros lidos pela população brasileira, apontada por estudo governamental acerca do hábito de leitura dos brasileiros. Infere que, apesar da influência do cinema na leitura de livros adaptados, os alunos da amostra que leem adaptados também possuem média de leitura de 1 a 4 livros lidos ao ano. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper is about librarian‟s work as a reading researcher and as a mentor of practices that enable informational ability. It refers to studies that examine information users and the knowledge value in the current society. It discusses the importance of reading, its need in school age, and the use of different strategies for encouraging reading habits. It points out movies adapted from books as a different way of inducing the reading of written works, due to cinema popularity as a way of entertainment. It shows the data from a case study performed with a public and a private school of Nucleo Bandeirante, a city of Federal District, with a sample of 126 students at eighth grade of elementary school, about their reading habits. It analyzes the research data, collected by means of questionnaires, which show that reading incentives are family and friends (42%), movies adapted from books (25%), the school (21%) and other motivations (12%). It demonstrates that, among those who read adapted books, 69% are stimulated by their family and/or friends to read books, 23% are encouraged by school, and 8% are motivated only by movies adapted from books to read their inspiring work. It concludes that the average reading of the sample is from 1 to 4 books per year, the same quantity of books read by Brazilian population, which was demonstrated by a governmental study about reading habit of Brazilian people. It infers that, despite cinema influence on the reading of adapted books, the students of the sample that read such books also have an average reading from 1 to 4 books read a year. |