Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25008
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VitorFernandoDaSilveiraSilva_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Associação de vermelho neutro a óxido de grafeno
Autor(es): Silva, Vítor Fernando da Silveira e
Orientador(es): Gomes, Claure Nain Lunardi
Coorientador(es): Gomes, Anderson de Jesus
Assunto: Espectrofotometria
Óxido de grafeno
Vermelho neutro
Terapia fotodinâmica
Data de apresentação: 22-Nov-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: SILVA, Vítor Fernando da Silveira e. Associação de vermelho neutro a óxido de grafeno. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A terapia fotodinâmica aparece como possibilidade para o tratamento de neoplasias, diminuindo os efeitos adversos e aumentando a eficácia terapêutica. Para isso, idealiza-se um complexo formado óxido de grafeno e o corante vermelho neutro a fim de ser usado como fotossensibilizador. O vermelho neutro tem a capacidade de gerar espécies reativas de oxigênio na incidência de luz, que combatem as células cancerosas , enquanto o óxido de grafeno pode direcionar o composto. O trabalho ramificou-se em um estudo de mineração de dados bibliográficos e um experimental. No estudo de mineração de dados, percebeu-se um aumento abrupto de obras nos últimos anos sobre o corante, principalmente no âmbito da química e bioquímica em análise no sistema. Na parte experimental avaliou-se o comportamento espectrofotométrico do vermelho neutro após ser titulado com o nitrito, com e sem a presença de óxido de grafeno. Dessa forma, escolheu-se o método de Hildebrand como o que mais se ajustou e obteve-se as constantes de associação.
Abstract: Photodynamic therapy appears as a possibility for the treatment of neoplasms, reducing adverse effects and increasing therapeutic efficacy. For this, a complex formed of graphene oxide and the neutral red dye is idealized to be used as photosensitizer. Neutral red has the ability to generate light-reactive oxygen species that fight cancer cells, while graphene oxide can direct the compound. The work was branched out into a study of bibliographic data mining and an experimental one. In the study of data mining, there was an abrupt increase of works in recent years on the dye, mainly in the area of chemistry and biochemistry under analysis in the system. In the experimental part, the spectrophotometric behavior of neutral red was evaluated after titration with nitrite, with and without graphene oxide. Thus, Hildebrand’s method was chosen as the one that best fit and the association constants were obtained.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.